Elas no AVAC-R promove ação de apoio ao Outubro Rosa

Organizadoras do primeiro Outubro Rosa do Elas no AVAC-R, movimento feminino composto por empresárias e trabalhadoras do setor de refrigeração e ar condicionado | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Publicidade

O Elas no AVAC-R, movimento feminino do setor de refrigeração e ar condicionado liderado pela técnica e engenheira mecânica Carmosinda Santos, promoveu ontem (8) um evento em apoio ao Outubro Rosa, campanha nacional contra o câncer de mama.

O encontro ocorreu no Nikkey Palace Hotel, no centro da capital paulista, e reuniu cerca de 150 convidados. Durante o dia todo, o público pode participar de uma série de palestras ministradas por diversos parceiros do coletivo, entre os quais o Conselho Regional do Técnicos Industrias (CRT-SP). Também houve sorteios de dezenas de brindes, entre os quais ferramentas e aparelhos de ar condicionado oferecidos por empresas do segmento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.

Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

Para prevenir a doença, também é importante praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Evento em apoio à campanha nacional de luta contra o câncer de mama reuniu mulheres da indústria de refrigeração e ar condicionado em hotel paulistano no último sábado (8) | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica