Viviane Oliveira: Desistir nunca foi uma opção!

Foi em fevereiro de 2011, que Viviane da Silva Oliveira teve seu primeiro contato com o mundo da refrigeração e ar-condicionado, através de uma amiga. Viviane foi visitar sua colega que trabalhava na recepção da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP), e daí surgiu o convite.

Publicidade

“Ela me perguntou se eu não gostaria de fazer o curso de refrigeração e ar-condicionado, aí pensei: Por que não! Na época, eu trabalhava como cobradora de ônibus e foi muito difícil conciliar trabalho e estudo. No primeiro semestre de 2011, fiz o FIC, um curso de formação continuada na época. Assim, quando terminei o curso, seguindo conselhos dos professores para fazer o técnico, me inscrevi e passei! Lembro que foi com muita dificuldade, mas desistir não era opção. Me formei em 2013, e hoje estou cursando Engenharia Mecânica. Sou grata por ter persistido”, diz Viviane.

Já em 2012, ela começou a trabalhar como mecânica de ar-condicionado e teve oportunidade de conhecer diversos tipos de equipamentos. “Com vários tipos de atuação profissional nessa trajetória, pude fazer muitas amizades que vão se perpetuar para a vida toda. Venci muitos desafios que até hoje, infelizmente temos como mulheres, além da falta de oportunidades. Enfrentar o olhar de julgamento sem ao menos ter a oportunidade de mostrar todo meu conhecimento é muito doloroso. Porém, considero minha maior conquista profissional, poder sempre indicar mulheres para adentrarem o nosso setor e ser uma inspiração para as que querem mudar de profissão, iniciando na climatização. Eu explico como é e elas ficam felizes e interessadas em fazer o curso, isso me deixa muito feliz”.

Ela é enfática ao dizer que a atuação da mulher no setor de HVAC-R e em outros segmentos, é uma conquista que, aos poucos, ganhou espaço com o empoderamento feminino.

“Hoje, vemos mulheres dirigindo ônibus, caminhão, pilotando avião. Coisas que, se fosse há tempos, seria um absurdo, não é? É muito gratificante e inspirador vermos que podemos fazer qualquer mudança, basta querer. Minha força é saber que lá na frente vão ter muitos obstáculos ao longo desse caminho e temos que nos apoiar, umas às outras para podermos prosseguir. É isso que temos que colocar em prática”.

Ela acrescenta que o mercado ainda está se adaptando às contratações de mulheres, tanto para cargos administrativos quanto para trabalhos em campo. “Ainda estamos engatinhamos para isso, precisamos incentivar e divulgar as ações de mulheres empenhadas em obter conhecimento fazendo cursos técnicos, e por mais que não saibam de absolutamente nada, já saem com a mente mais evoluída”.

Nunca é tarde para recomeçar

Nascida em São Caetano do Sul (SP), Viviane acalenta um sonho: Ter seu próprio canal digital.

“Atividades em canais digitais no momento é muito importante para a divulgação de mulheres no setor. Fico deslumbrada com mulheres que já estão na profissão há mais de 20 ou 30 anos. É muito gratificante quando nos encontramos em eventos e desfrutamos da companhia de mulheres fortes e dedicadas. É uma inspiração sem tamanho”.

Para Viviane, a família minha é a sua base. Nos momentos de lazer, ela gosta de estar entre amigos, ler um bom livro e ficar com seus pets. Caminhadas também fazem parte do seu dia a dia. Ela revela que sua maior conquista pessoal foi ter comprado sua casa própria e tirar sua habilitação.

“Essas conquistas foram através de muito trabalho, esforço e dedicação, por isso, deixo uma mensagem: Nunca é tarde para um recomeço! Obstáculo é que aquilo que você enxerga quando tira os olhos do seu objetivo. Nós podemos tudo! Não deixem ninguém te desanimar! Vai valer a pena”, conclui.

Viviane acalenta um sonho: ter seu próprio canal digital e ser uma inspiração para outras mulheres