STR Ar Condicionado lança “Uber” dos instaladores
Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do mercado nacional de climatização, a STR Ar Condicionado desenvolveu um aplicativo que conecta consumidores e técnicos especializados em instalação e manutenção de ar-condicionado, a exemplo do que atualmente fazem, na área de transporte, apps como os gigantes Uber e Cabify.
Com duas interfaces distintas – uma azul para o instalador e outra vermelha para o cliente –, o STR Service, que começou a ser desenvolvido no final de 2014, apoia-se sobre o conceito de geolocalização em tempo real e em qualquer horário.
Assim, quando um chamado de serviço é aberto, o sistema indica, no mapa, a localização do cliente, qual o melhor trajeto e o tempo necessário para a chegada até o local.
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Essa funcionalidade dá aos profissionais cadastrados maior autonomia e flexibilidade de horários, inclusive para a formação de uma agenda de serviços mais organizada, evitando atrasos nos atendimentos.
Do outro lado, o cliente poderá saber quais instaladores estão mais próximos e as avaliações obtidas em serviços anteriores, informações que o ajudarão a escolher o profissional de sua preferência. Ou seja, o sistema não determina qual técnico fará o serviço, uma vez que essa decisão é exclusiva do cliente.
Com a visita agendada, cliente e técnico, estando em locais diferentes durante o atendimento, podem trocar mensagens e fotos por meio de chat, tornando a comunicação mais rápida e direta.
Após realizar uma análise técnica sobre o serviço a ser realizado, o instalador verifica quais reparos ou materiais serão necessários para executá-lo. O orçamento é enviado em tempo real. Fechado o valor, o consumidor insere seus dados bancários e realiza o pagamento exclusivamente pelo aplicativo, por débito automático.
“A plataforma está integrada ao PayPal e, futuramente, o app também aceitará outras formas de pagamento”, diz o empresário Giovani Soares, diretor-executivo da STR Ar Condicionado.
Como funciona o STR Service
Ao iniciar o serviço na casa ou escritório do cliente, o profissional ficará indisponível para receber outros chamados. Como nos apps de transporte, o consumidor avaliará a qualidade do serviço e do atendimento, atribuindo notas, que farão parte de um histórico de atendimento de cada profissional cadastrado.
Giovani Soares explica que o instalador fica com 70% do valor pago pelo cliente, enquanto o aplicativo retém 30% a título de remuneração por administrar todo esse movimento de conexão entre as partes.
“Ao mesmo tempo, por meio do app, o técnico poderá realizar vendas de equipamentos que comercializamos, porque ele terá acesso ao catálogo da nossa empresa, ficando com 5% de comissão”, esclarece.
Segundo ele, a ideia é, futuramente, trabalhar em parceria com os grandes varejistas, que poderão indicar o aplicativo aos clientes que comprarem um equipamento, para que eles possam encontrar um dos instaladores cadastrados, em qualquer lugar do País.
“Ao contrário do que alguns possam achar, nosso app não é, de maneira alguma, concorrente dos técnicos. Nossa intenção é agregar aos profissionais mais capacidade de atendimento aos clientes”, pondera.
O empresário afirma que o desenvolvimento do aplicativo chegará a tal ponto que poderá se integrar com a tecnologia de controle de equipamentos remotamente, basicamente atuando pelo que hoje o mercado chama de Internet das Coisas (IoT).
O STR Service, nas versões para técnico e cliente, pode ser baixado no Google Play e na App Store, e a adesão é gratuita.