SPTrans autoriza a instalação de purificador para descontaminar o interior dos ônibus
A SPTrans (São Paulo Transporte) autorizou a utilização do purificador ativo do ar HALO LED nos ônibus coletivos que circulam na capital paulista.
O equipamento é instalado junto ao ar-condicionado dos coletivos e possibilita a descontaminação de balaústres, bancos e catracas sem a necessidade de limpeza a cada parada do veículo nos terminais e pontos finais.
De acordo com André Rodrigues de Farias, gerente do laboratório de Metrologia da Mercato Automação o equipamento possui certificações internacionais e teve o uso autorizado pela SPTrans, gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista.
O HALO LED, conectado ao sistema elétrico do ônibus, possui em seu interior uma célula de luz ultravioleta e placas com metais especiais. Quando o ar entra em contato com esta luz e estas placas, é formada dentro do aparelho uma reação química que gera a substância chamada peróxido de hidrogênio. É o peróxido de hidrogênio, imperceptível ao olho nu, que será liberado no ambiente interno do ônibus. Segundo a empresa, uma das ações deste elemento químico é que em contato com o novo coronavírus consegue destruir a capa de gordura que o envolve, eliminando-o.
Atualmente, três ônibus rodam na cidade de São Paulo com o equipamento, sendo um da Ambiental Transportes Urbanos, um da Express Transportes Urbanos e outro da Via Sudeste, operadoras da cidade.