Setor eletroeletrônico anuncia R$ 5 bilhões em investimentos no Brasil
A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) anunciou nesta quarta-feira (4) a destinação de R$ 5 bilhões para investimentos no Brasil ao longo dos próximos três anos. A iniciativa inclui construção e ampliação de fábricas, além de inovações em produtos e processos produtivos.
O anúncio foi realizado em reunião entre representantes da entidade e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin. Durante o encontro, a Eletros destacou que o setor já investiu o mesmo montante entre 2023 e 2024.
A entidade apresentou ainda um balanço de desempenho do setor nos nove primeiros meses de 2024, que registrou crescimento de 29% na produção em relação ao mesmo período do ano anterior. Para o ano, a previsão é de alta de 25%, o melhor desempenho em uma década, segundo a associação.
De janeiro a setembro, foram comercializadas 83,8 milhões de unidades de produtos eletroeletrônicos, ante 65 milhões no mesmo período de 2023. O crescimento foi atribuído à expansão do emprego e da renda, políticas de incentivo industrial e aumento da demanda por ventiladores e aparelhos de ar condicionado devido às condições climáticas.
O Brasil ocupa atualmente a posição de segundo maior polo produtor de aparelhos de ar condicionado do mundo. No segmento de linha branca, que inclui produtos como fogões, geladeiras e máquinas de lavar, já que empresas associadas à Eletros atendem 97% do mercado nacional.
Alckmin destacou, em vídeo divulgado pela entidade, o papel estratégico do setor no desenvolvimento industrial e na geração de empregos, apontando os investimentos como fundamentais para o fortalecimento da economia brasileira.