Setor de ferramentas segue inovando

Fabricantes e varejistas investem em produtos com bluetooth e pareamento com smartphone, visando tornar mais preciso o trabalho dos refrigeristas.

Embora a pandemia de covid-19 tenha feito a economia do País desabar em 2020, refletindo-se negativamente no faturamento do HVACR, com uma queda de 4% nas vendas, ao menos o mercado de ferramentas para sistemas de refrigeração e ar condicionado seguiu o caminho contrário.

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Razões não faltam para esse comportamento, como o fato de o trabalho dos técnicos ter sido considerado essencial, especialmente para serviços de instalações e de manutenção e limpeza de equipamentos. Em outra ponta, os players dessa indústria apostaram na diversificação de seus produtos, dando tração nas vendas com a apelo gerado pela tecnologia embarcada em novas ferramentas.

“As revendas de ferramentas e acessórios de refrigeração e ar condicionado, que formam um mercado amplo e entraram em rol considerado essencial, não foram tão afetadas pela pandemia. Nem a alta do dólar e do euro, uma vez que grande parte dos itens é importada, foi suficiente para impactar muito negativamente o nosso setor”, relata Marcio Malaquias, especialista de acessórios e vendas Lokring na Vulkan do Brasil.

Segundo ele, a empresa alemã registrou no ano passado um aumento significativo no volume de vendas das uniões de tubo a frio e de ferramental. “Acreditamos que esse crescimento tende a continuar em 2021, e por isso se fazem necessários mais cursos profissionalizantes e capacitação técnica para o manuseio das ferramentas Lokring”, pondera.

Da mesma forma, a Mastercool também trilhou o mesmo caminho, apostando na manutenção da oferta e disponibilidade de seus produtos, enquanto outros concorrentes recuaram na pandemia.

Além disso, tentamos segurar os preços em ações coordenadas com a matriz nos Estados Unidos, evitando despesas e não repassando toda a variação cambial que ocorreu em 2020”, afirma o líder de marketing da subsidiária brasileira, Bruno Hilsdorf de Almeida Moreno.

A rede sulista Dufrio, por exemplo, que possui 20 lojas no Brasil, registrou crescimento nas vendas dessa categoria de produto a partir do segundo semestre de 2020.

“Acreditamos que esse aumento se deu pela qualificação do nosso mix de produtos e pela existência de um cenário um pouco melhor no período”, salienta o vice-presidente da companhia, Guillermo Zanon.

Especializada na área de tecnologia de medição portátil e estacionária, a alemã Testo sentiu as dificuldades do momento, principalmente no começo da pandemia, entre abril e maio, “no período em que os comércios de refrigeração ficaram fechados, mas depois os negócios voltaram e conseguimos fechar o ano de maneira positiva”, lembra o gerente de vendas Felipe Cerqueira.

 

Lançamentos

 A pandemia do novo coronavírus ajudou as empresas do setor a acelerar o desenvolvimento de novos produtos, dotados de tecnologia que facilita o trabalho dos técnicos, como manifolds e multímetros digitais, detectores de vazamento, medidores de fluxo de ar e termômetros infravermelhos.

A Testo, por exemplo, lança neste mês no mercado nacional sua nova geração de manifolds digitais, a série Testo 55x, com conectividade sem fio e toda interface de assistentes de medição que ajudam o trabalho até de profissionais menos experientes.

Testo 55x: indústria alemã está introduzindo nova série de manifolds digitais no Brasil neste mês

“O técnico brasileiro tem buscado cada vez mais por confiabilidade nos dados de medição e conectividade, com total gerenciamento dos dados gerados, processos que podem ser conferidos no Testo 55x, no novo Smart App e no software Testo Datacontrol”, frisa Felipe Cerqueira.

Ferramentas digitais também têm sido a aposta da norte-americana Mastercool, como o manifold da série Spartan, vacuômetro e termohigrômetro, todos com conectividade via bluetooth, em que as leituras são pareadas com o celular, “trazendo para o refrigerista mais praticidade, conforto e segurança em seus diagnósticos”, emenda Bruno Hilsdorf de Almeida Moreno.

Norte-americana Mastercool também aposta em ferramentas digitais para técnicos

Em busca de diferenciais competitivos, a Dufrio aposta em equipamentos como o manifold digital DuGold, o vacuômetro digital DuGold e a recolhedora/recicladora de gás DuGold.

“A conectividade, a disponibilidade de informações precisas e o ganho de produtividade são realidades já entendidas e desejadas pelos profissionais de HVACR”, argumenta Guillermo Zanon, reforçando que a empresa historicamente planeja lançamentos frequentes e busca investir em novas tecnologias, colaborando com a disseminação do conhecimento.

Nova recolhedora e recicladora de gás refrigerante da DuGold

Para a multinacional Vulkan, 2021 promete ser um ano de muitos lançamentos de equipamentos, como alicates e conectores Lokring – cujos modelos e especificidades ainda são mantidos em segredos. A companhia, em breve, colocará no mercado a bomba de vácuo de 21 CFM 220/380. “Essa lista é enrobustecida pelo bloco manifold de uma via em alumínio”, destaca Marcio Malaquias.

“Temos certeza de que neste ano o número de clientes que procurarão esses nossos ferramentais aumentará, principalmente em decorrência da maior conscientização dos técnicos de refrigeração e da ajuda da mídia como um todo, que vem enfatizando a importância dessa tecnologia, simples, fácil e revolucionária no mercado”, projeta o gestor.

Sistema Lokring de união de tubos sem solda facilita dia a dia dos refrigeristas