Segunda turma do “Mudando o Clima” inicia curso de refrigeração
Na próxima segunda-feira (25), começam as aulas da segunda turma do projeto “Mudando o Clima”, idealizado pelo SINDRATAR-RJ (Sindicato da Refrigeração) e voltado para a capacitação de mulheres residentes em favelas no segmento de refrigeração. As participantes foram selecionadas pela Casa Resistências, ONG situada no Complexo da Maré, com apoio da Fiocruz-Maré, por meio de sua Assessoria de Relações Institucionais Estratégia de Desenvolvimento Territorial.
O curso, que se estenderá até 29 de novembro, não apenas aborda a manutenção e reparo de aparelhos de refrigeração, mas também oferece formação complementar. As alunas terão orientação do Sebrae em temas como empreendedorismo e finanças, além de participarem de uma mentoria de desenvolvimento pessoal conduzida por Silvia da Costa, consultora ESG e idealizadora do projeto.
“Estamos muito orgulhosos de lançar mais uma turma do ‘Mudando o Clima’. Nosso objetivo é expandir essa iniciativa para todo o país”, destacou Leonardo Salles, presidente do SINDRATAR-RJ.
Na primeira edição, realizada no Centro de Treinamento do SINDRATAR-RJ, na Tijuca, 13 alunas participaram de aulas teóricas e práticas. Silvia da Costa reforçou a importância do projeto como ferramenta de emancipação financeira e empoderamento feminino:
“O curso vai além da qualificação técnica. Ele promove autonomia financeira e desenvolvimento social. Graças ao patrocínio do PASI Seguros e ao apoio da Firjan, garantimos transporte, alimentação e todo o suporte necessário às alunas.”
As inscrições, conduzidas pela ONG Casa Resistências, são inclusivas e não têm restrição quanto à orientação sexual.