São José dos Campos amplia uso de climatizadores em UBS e hospitais no verão
Município instala 50 climatizadores na rede municipal de saúde para enfrentar altas temperaturas; modalidade de aluguel de equipamentos ganhou maior demanda durante a pandemia.
A Prefeitura de São José dos Campos implementou a instalação de 50 climatizadores em unidades da rede municipal de saúde para amenizar o calor no período de verão, com o objetivo de oferecer mais conforto a pacientes e profissionais. O Hospital Municipal receberá quatro equipamentos, e os demais foram alugados para atender 40 unidades de emergência, atenção primária, secundária e vigilâncias por três meses, correspondente ao período de temperaturas mais altas.
Os climatizadores têm sistema de resfriamento a seco, sem vapor de água, e já foram instalados em três unidades básicas de saúde — Santa Inês, Campos de São José e Vista Verde —, em três unidades de pronto atendimento — Putim, Eugênio de Melo e Novo Horizonte — e no Hospital de Clínicas Sul.
O uso de equipamentos alugados, ainda pouco conhecido por parte da população, tem se expandido no mercado de climatização desde a pandemia de covid-19, quando a necessidade de soluções temporárias, inclusive em hospitais de campanha, impulsionou a procura por locação de sistemas de climatização. Durante esse período, a locação de equipamentos passou a ser vista como alternativa flexível em situações de demanda inesperada ou temporária, com prazos de entrega mais rápidos e menor necessidade de investimento inicial em comparação à compra de unidades permanentes







freepik