RP Refrigeração comemora 2 anos de sucesso no Rio

O empresário Ângelo Amorim, fundador da RP Refrigeração | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Publicidade

Embora tenha somente 41 anos de idade, o refrigerista maranhense Ângelo Amorim, fundador da RP Refrigeração, em Rio das Pedras, bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, já dedicou ao HVAC-R mais da metade de sua vida.

Formado pelo Senai de Benfica 22 anos, o empresário é do tipo “raiz”, daquele que trata os clientes pelo nome e conhece profundamente o público que busca peças e componentes em sua loja, compreendendo por quais motivos compram ou deixam de comprar determinados itens.

Essa característica, de sentir as “dores” do cliente e entender suas demandas, além de outros aspectos, como a diversidade de produtos e marcas disponíveis e o atendimento personalizado ao público, tem sido a razão do sucesso da loja, inaugurada em 2020 na Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1.162.

Com pouco mais de 200 metros quadrados e 20 colaboradores, atualmente a unidade conta com um portfólio forte, composto por 5.100 itens, proporcionando ao cliente a facilidade de encontrar o que precisa.

Desse amplo catálogo, gás e cobre historicamente são os produtos com mais rotatividade no balcão, como a maioria das lojas do setor. E compressores e placas para máquina de lavar e geladeiras também são os artigos com grande rotatividade.

As demandas principais da varejista atendem linha branca – principalmente refrigeradores, máquinas de lavar e ares-condicionados – e balcões frigoríficos, itens que posiciona a empresa como importante fornecedor na área comercial naquela região.

O cenário favorável para o setor do frio levou Ângelo a também abrir, no início de novembro, uma unidade na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio, onde atualmente moram em torno de 100 mil habitantes, segundo o Censo das Favelas, realizado pelo governo fluminense.

A estratégia de marcar presença em uma localidade populosa como a Rocinha está intimamente ligada ao segmento de refrigeração residencial, que tem se expandido cada vez mais no País.

O estabelecimento de uma unidade na Rocinha se deu porque muitos clientes daquela comunidade, por falta de opções locais, acabavam se deslocando até aqui. E perguntavam por que não montávamos uma loja lá. Então, aguardamos surgir uma oportunidade, porque a procura de um imóvel no local é bastante concorrida e, quando apareceu a chance, alugamos um”, detalha Ângelo.

Balcão da RP Refrigeração | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

O empreendedor explica que comercializa de tudo na loja da Rocinha, como gás botija e gás fracionado, sendo que este último vende bastante, para abastecer cilindros retornáveis. “Lá, se você não tiver isso disponível, nem precisa abrir, porque não vai vender”, comenta.

As repetidas compras de balcão, realizadas várias vezes ao dia pelo mesmo cliente, é outro aspecto relacionado ao atendimento mais exclusivo a este público, composto não só por técnicos mas também por pessoas com algum conhecimento que preferem, elas mesmas, fazer uma instalação ou trocar uma peça, ao invés de pagar R$ 150 ou R$ 200 para um profissional.

Isso é comum em qualquer comunidade do Rio de Janeiro. Tanto que pelo menos 30% do nosso público têm este perfil, e esta situação gera um problema com a validade da garantia do produto. Acontece muito. O cliente não chama o técnico para o serviço, quebra a peça e quer usar a garantia. E quando isso ocorre, não tem jeito, é preciso dizer não”, argumenta Ângelo.

Em dois anos de história, a RP Refrigeração enfrentou muitos desafios, mas a inadimplência sempre esteve entre os maiores. “Apesar de ainda sermos pequenos, temos alguns clientes selecionados para quem fornecemos crédito, e mesmo assim precisamos lidar com o problema da inadimplência. Entretanto, conseguimos negociar bem”, pondera Ângelo.

Segundo o empreendedor, mesmo com todos processos, futuramente o plano é se transformar em uma rede integrada para o setor do frio, uma vez que atualmente já conta com duas prestadoras de serviços e duas lojas. Mesmo crescendo, a ideia é jamais perder a essência.

Pois, no fim, podemos oferecer aos nossos clientes uma ótima infraestrutura de loja, com bom atendimento, preço justo, rapidez de entrega, conforto e acolhimento”, complementa Ângelo, ao reiterar o convite para uma visita à loja, onde será possível se refrescar com o ar-condicionado ou água gelada, ou ainda, degustar um cafezinho e, quem sabe, puxar uma boa prosa.

Equipe da RP Refrigeração com o Clube do Frio na festa de 2 anos da loja carioca | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica