Road Show: Formato sinaliza investimentos e crescimento no calendário de eventos do setor
Ferramenta oferece uma série de benefícios significativos, tanto para os organizadores quanto para os participantes e empresas.
Modalidade itinerante, o Road Show é um formato específico de evento que vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de diversos segmentos, inclusive no setor de HVAC-R, e se caracteriza por alcançar diferentes locais e regiões de maneira periódica e sequencial, pela proximidade do público-alvo, algo que torna a possibilidade de negócios entre uma empresa e seus potenciais clientes, além de uma excelente oportunidade de fortalecimento da marca e networking.
Muitas empresas do setor de HVAC-R estão fazendo investimentos substanciais para fortalecer e apresentar suas marcas, produtos e compartilhar aprendizado, apostando neste tipo de formato.
Um exemplo é a Trox, que ao longo dos anos, vem trabalhando essa modalidade de evento, buscando identificar regiões estratégicas onde se faz necessário realizar um posicionamento mais consistente da marca e buscar atingir clientes que conhecem pouco sua linha de produtos.
“Por outro lado, é uma forma de irmos até o cliente, e que fique mais acessível para eles, além de serem estruturados conforme as necessidades da região, levando temas que sejam de fato de interesse do público local. O fato de realizarmos eventos regionais nos traz a possibilidade de atrair um público bem diverso, entre projetistas, instaladores e clientes finais das regiões, proporcionando a todos informações sobre os produtos e serviços da Trox e trazendo um tema de interesse comum para todos”, informa Fernando Bassegio – Gerente Corporativo Marketing & E-Commerce da Trox do Brasil.
Todos os anos, a empresa direciona um valor substancial em seu orçamento para o formato Road show.
Normalmente, os eventos são organizados por região, com base na estratégia de mercado, levando palestras técnicas sobre produtos e temas que sejam de interesse dos participantes. Atualmente, conta com dois tipos de eventos nesse formato: o Trox Road show, que normalmente é promovido nas principais capitais e centros de negócios; o Trox Meet, onde buscam atingir centros menores e com um público mais direcionado.
“Em ambos, temos tido sucesso e uma excelente classificação em termos de satisfação dos participantes”, diz Bassegio.
Necessidades específicas do mercado
O setor de HVAC-R vem experimentando um crescimento nos eventos de Road show, indicando que essa nova modalidade está em alta no mercado.
De acordo com Márcio Pereira, Regional Product Manager South America da Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil, esses eventos proporcionam uma plataforma única para alcançar um público mais amplo, permitindo entrar em contato direto com clientes em potencial em diversas localidades. Isso é fundamental para expandir nossa base de clientes e aumentar a conscientização sobre nossas marcas e produtos.
“Além disso, os Road shows nos oferecem a oportunidade de estreitar relacionamentos com clientes existentes, demonstrando nosso compromisso em atendê-los de forma personalizada e atenta às suas necessidades específicas. Esse contato direto e próximo nos permite entender melhor as demandas do mercado em diferentes regiões, adaptando nossa oferta de produtos e serviços de acordo com as particularidades de cada localidade.
Outro benefício importante é a possibilidade de apresentar nossos produtos e serviços de maneira mais interativa e envolvente. Durante os eventos de Road show, podemos realizar demonstrações práticas, workshops e sessões de perguntas e respostas, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva que os ajuda a entender melhor os benefícios e diferenciais dos nossos produtos”, destaca Pereira.
Ele acrescenta que, os eventos de Road show são uma ferramenta estratégica essencial para a empresa, pois permitem ampliar a presença no mercado, fortalecer relacionamentos com clientes e prospects, e promover seus produtos e serviços de forma eficaz e memorável
A Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado realiza investimentos em diversos aspectos para fortalecer a marca e os produtos, promovendo eventos de Road show como uma de suas ações de marketing. Isso inclui desde a criação de materiais promocionais personalizados até a contratação de locais adequados para realização das palestras e workshops. Além disso, investem em logística e infraestrutura para garantir que os eventos sejam bem-sucedidos e proporcionem uma experiência memorável aos participantes.
“A adesão dos profissionais aos eventos Road show geralmente gera resultados positivos. Além de aumentar a visibilidade da nossa empresa e dos nossos produtos, esses eventos proporcionam oportunidades de networking e aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes. Os principais resultados incluem o aumento das vendas, a consolidação da nossa presença no mercado e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Os eventos de Road show são organizados levando em consideração as características e necessidades de cada região. Eles podem abordar uma variedade de temas relevantes para o nosso setor, desde as tendências mais recentes até as melhores práticas e soluções inovadoras. Além das palestras e workshops, os eventos podem incluir atividades práticas, demonstrações de produtos e sessões de networking. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa e enriquecedora para os participantes, promovendo a atualização profissional mesmo em locais carentes de informação”, revela.
Na Johnson Controls-Hitachi, o número de Road show realizados por ano varia de acordo com a demanda e a estratégia da empresa. Geralmente, são realizados uma série de eventos ao longo do ano, cobrindo diferentes regiões e públicos-alvo. A frequência dos eventos aumenta em períodos de lançamento de novos produtos ou campanhas específicas de marketing, em média 20 eventos por ano.
Além dos benefícios já mencionados, Pereira acrescenta que o Road show permite coletar feedback direto dos clientes e prospectar novas oportunidades de negócio, sendo uma ferramenta essencial para manter a empresa relevante e competitiva no mercado, demonstrando o compromisso com a inovação e o atendimento às necessidades dos clientes.
Débora Romanini, Analista de Marketing da Danfoss do Brasil, diz que os Road shows são ótimas oportunidades de levar conhecimento à diversas áreas do país, além da aproximação com o público do setor.
“Mensalmente, temos nossos treinamentos de refrigeração, que acontecem na sede da Danfoss, em Osasco (SP), porém, é muito importante disseminarmos as informações corretas sobre manutenção e instalação de nossos produtos para todos. Adicionalmente, os Road shows nos permitem esse contato pessoal com o técnico para gerar maior engajamento da comunidade técnica com a nossa marca, onde além de transmitir conhecimento técnico, nos permite obter importantes insights de mercado diretamente de nossos usuários finais ou contratistas, e podemos fazer melhorias em nossa proposta de valor. Também temos os workshops práticos, onde o técnico pode verificar diretamente a qualidade dos produtos. Esses eventos estreitam o relacionamento com o nosso cliente”, comenta Débora.
Nesta modalidade de eventos, os investimentos da Danfoss são feitos para locação de espaço, alimentação, transporte do time, palestrante, transporte de produtos para exposição e, em alguns casos, para demonstrações no local.
Na opinião de Débora, a adesão dos profissionais é essencial, principalmente quando se fala em instruir os técnicos sobre a instalação e manutenção correta dos produtos da empresa, onde treinamento e conhecimento são parte do DNA da Danfoss: “No início do ano, montamos um planejamento com todas as ações e planos de eventos para o ano todo. Os Road shows são incluídos nesta lista. De acordo com o nosso planejamento de vendas, escolhemos os locais, envolvendo diversas áreas da empresa: time de marketing na organização, time de vendas e distribuição que apoiam na divulgação, time de aplicação com o conhecimento técnico, entre outras áreas”, informa.
Na Danfoss, a quantidade de eventos varia a cada ano. Normalmente, em ano sem uma grande feira como a Febrava, a empresa realiza em média seis Road shows pelo Brasil, direcionados ao público de refrigeração e ar-condicionado, além de Road shows para o segmento de drives.
Um universo multimarcas por todo o Brasil
Assim como outras modalidades de road show já desenvolvidas por empresas, surge a necessidade de expandir o alcance, promovendo estratégias de divulgação que reúnam empresas de diferentes segmentos em um único evento. Isso facilita as conexões entre negócios de HVAC-R, promove o networking e alivia as empresas das preocupações com custos, logística, organização e divulgação.
Nesse contexto, destaca-se o Circuito dos Instaladores, Road Show itinerante gratuito promovido pelo Clube do Frio e Revista do Frio em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que a cada ano ganha notoriedade, com auditórios lotados, palestras interativas, apresentação de produtos e grandes empresas patrocinadoras, consolidando a marca no mercado.
Gustavo Moreira Gondin, seguindo o legado de seu avô, Oswaldo Moreira, é o idealizador do Circuito dos Instaladores, juntamente com Josenaldo Elias, unindo a classe instaladora aos fabricantes e profissionais do setor em prol do mercado de HVAC-R.
“Em 2021 realizamos o primeiro Circuito dos Instaladores com apoio do SENAI e patrocínio de grandes empresas do mercado de refrigeração e ar condicionado. O formato Road show foi pensado para valorizar o instalador, reunindo técnicos, mecânicos, engenheiros e fabricantes, com o objetivo de promover e levar conhecimento para todas as regiões do país, em especial as mais carentes de acesso a informações de qualidade, atualização profissional e aos demais eventos concentrados no eixo Rio-São Paulo. Desde então, o Circuito dos Instaladores foi ganhando espaço no mercado, aumentamos os números das praças em diversas regiões do Brasil, hoje ao todo, temos sete praças em várias cidades do Brasil. Além disso, reunimos um time de profissionais em cada uma das cidades, conhecidos como embaixadores representando suas regiões. Contamos com grandes empresas patrocinadores que participam das palestras técnicas, exposição de produtos e demais ações relativas ao Circuito”, revela Gustavo Moreira Gondin, Diretor da Revista do Frio e Clube do frio.
Ele acrescenta que a intenção sempre foi rodar o Brasil criando oportunidades de para os instaladores: “Existem muitas cidades carentes de informações e muitos fabricantes não chegam até elas, assim, conseguimos envolver também os fabricantes, tanto de equipamentos quanto de insumos para o mercado de refrigeração e ar condicionado. A ideia é facilitar a vida do instalador, sanar dúvidas e proporcionar aprendizado dirigido”.
Outro ponto destacado por Gustavo é a parceria com as escolas do SENAI, onde são realizados os eventos, permitindo uma interação mais próxima e pessoal com o público-alvo, além do feedback imediato dos participantes.
“O Circuito já está consolidado no calendário de eventos Road show do setor e caiu na graça do público instalador e, também, gerando inúmeros benefícios para as empresas de HVAC-R que enxergaram a exposição da marca, proximidade com seu público-alvo, prospecção de negócios e muito networking. Todas as ações são produzidas pela nossa equipe, desde a organização até vídeos, transmissão ao vivo, totens, brindes e coffee-breaks, facilitando a divulgação e promoção tanto para as grandes empresas quanto para os instaladores. No final de 2023, registramos um aumento significativo no número de participantes, com um incremento de aproximadamente 300% em relação a 2021. Agora, estamos alcançando cerca de 300 a 400 participantes por dia, ou seja, informando aproximadamente 3 mil instaladores por ano”, comemora Gustavo
Em formato híbrido, o evento também é transmitido em tempo real pelo canal do Youtube do Clube do Frio, com alcance maior de profissionais.