Revisão de norma amplia carga de refrigerante A3 em ar-condicionado

Uma nova revisão de padrões permitirá no futuro uma carga maior de refrigerante inflamável (A3), como propano (R-290), em condicionadores de ar domésticos, bombas de calor e desumidificadores.

Publicidade

A revisão histórica da norma de segurança IEC 60335-2-40, que anteriormente limitava os tamanhos de carga a, normalmente, 334g para um refrigerante A3 em um split, foi finalmente aprovada em 29 de abril, após seis anos e meio de discussões.

“A nova edição da IEC 60335-2-40 permitirá que o R-290 seja usado em muitos sistemas de ar condicionado e bombas de calor, que anteriormente eram impedidos de usar este refrigerante pela versão desatualizada”, comentou Asbjørn Vonsild, coordenador do Grupo de Trabalho 21 da SC61D, que conduziu os trabalhos de revisão.

A norma de segurança revisada permite o uso de uma carga maior de refrigerantes inflamáveis ​​(até 988 g de R-290 em um sistema split padrão) em novos equipamentos projetados de acordo com certos requisitos de segurança adicionais para garantir o mesmo alto nível de segurança que equipamentos que usam refrigerantes não inflamáveis (A1).

Clare Perry, líder da campanha climática da Agência de Pesquisa Ambiental (EIA, na sigla em inglês), descreveu a revisão como “um marco crítico” no caminho para a descarbonização da economia global.

“Com esse novo padrão, esperamos que o parlamento europeu e os estados membros da UE reconheçam que os HFCs não são mais necessários para uma grande parte do mercado de AC e bombas de calor e adotem o regulamento de gases fluorados da UE recentemente proposto”, disse ela.

A nova norma deverá ser publicada no dia 24 de junho. Os países precisarão então adotar rapidamente as revisões em sua legislação nacional, segundo a IEC.