Prof. Neto: Capacitação é sua missão

Adalberto Bezerra da Rocha Neto, conhecido como “Prof. Neto Climatização”, ingressou como profissional de HVAC através da Arclima Engenharia, em Recife (PE). O ano era 2004, começando sua carreira como estagiário. Após seis meses, foi contratado como auxiliar técnico. Ao concluir o curso, foi destacado para compor uma equipe em Caruaru, interior de Pernambuco, supervisionando contratos de manutenção. Desde então, nesses 12 anos, Prof. Neto adotou Caruaru como sua cidade.

Publicidade

Natural de Recife (PE), hoje ele está à frente da RN Cursos Profissionalizantes, como diretor e instrutor do Cursos de Refrigeração e Climatização. Formado em Técnico de Refrigeração e Climatização, Técnico em Eletrotécnica e Graduado em Engenharia Mecânica, ele conta como se tornou professor.

“Sou da área de manutenção de sistemas de climatização de grande porte, atuando em sistemas para shopping center, entre outros. Em 2016, cai de paraquedas em salas de aulas, em cursos profissionalizantes, onde tive uma passagem de 5 anos por uma instituição conhecida nacionalmente. Me apaixonei pela sala de aula por repassar conhecimento, mas o que me motivou e que me motiva até agora é mudar a vida de pessoas através do conhecimento. Escutar relatos de ex-alunos e famílias que tiveram outro rumo após nos conhecermos em sala de aula é gratificante, motivador. Foi no período de pandemia que tive a oportunidade de ingressar nas redes sociais, ficando com mais evidência, onde surgiu para os que me acompanhavam o apelido Prof. Neto Climatização. Nesta época, conheci pessoas incríveis e juntos, conseguimos levar conhecimento a milhares de profissionais no Brasil”.

Seu maior desafio foi deixar a empresa que trabalhava e acreditar no sonho de ter um Centro de Treinamento, onde poderia fazer a diferença na vida de outras pessoas ensinando a profissão.

“Foi quando surgiu a RN Cursos Profissionalizantes. Hoje, somos o melhor Centro de Treinamento em sistema Inverter em Pernambuco e já temos planos para crescimento. Tenho vários canais nas redes sociais dedicados a ministrar conhecimento através do Instagram, Youtube e TikTok.  Acredito que a indústria do frio encontrou um atalho para levar novidades técnicas e comerciais de forma fácil e rápida. Fazer parte disso é uma experiência singular. Creio que, quanto mais capacitados os técnicos em campo estiverem, será melhor para todos, principalmente para o cliente final. Não esqueçamos que a refrigeração e climatização é parte da engenharia e não há possibilidade de trabalhar com excelência sem estudo e treinamento específico, por isso, não importa o quanto você acha que sabe, sempre existirá algo que você não domina ou ainda não conhece. Estude, torne-se especialista na sua área de atuação, seja o melhor, fique próximo dos melhores. Uma frase do filme Arremessando Alto pode resumir o que levo comigo ‘A obsessão ganha do talento todas as vezes. Mergulhe, saia do óbvio, a busca incessante pelo conhecimento também é uma forma de idolatria, um tipo de adoração fanática, a um deus que jamais se deixará ser achado por nenhum mortal’”.

A arte da refrigeração

Ao longo desses anos, Prof. Neto construiu uma carreira sólida e acalenta seu maior sonho, entre todos, o de construir um super CT no Nordeste.

“Confesso que os amigos mais próximos estão ligados a refrigeração. E graças a Deus e a essa profissão, já fiz até uma viagem internacional, entre tantas outras coisas que conquistei. Ainda tenho um sonho, o de construir um super Centro de Treinamento aqui no Nordeste e através dele alcançar pessoas e levar a mudança de vida para muitas delas, ensinando arte da refrigeração”.

Pai de Anna Beatryz, com 13 anos, e de Analice, 10 anos, suas filhas são o maior tesouro, as meninas de seus olhos.

“Tenho duas filhas queridas e estamos sempre juntos. Elas são incríveis! Compartilho com elas um dos meus hobbies favoritos, tocar instrumentos musicais, a música me traz momentos relaxantes e de paz”.

Ele deixa uma mensagem a todos os profissionais do mercado de HVAC-R: “Agradeço a Deus por minha existência, a todos que direta e indiretamente me ajudaram a chegar aonde estou! Não sou rico, nem o mais inteligente, nem muito menos o melhor, mais faço o melhor que posso para atender meus clientes e superar as expectativas dos meus alunos. Tenho ciência que devo continuar em busca de conhecimento e acima de tudo, levar o que já domino para mais e mais pessoas e fazer a diferença na vida delas. Agradeço também a indústria da refrigeração e climatização pela iniciativa de aproximar o fabricante e o instalador, que tem sido de fundamental importância para os técnicos em campo, para a própria indústria e principalmente, aos clientes. A toda equipe da Revista do Frio, minha eterna gratidão por essa oportunidade e pelo incrível trabalho realizado por vocês, que tem ajudado aos nobres colegas do mundo HVAC-R”, conclui.

 

Com Anna Beatryz e Analice, as meninas de seus olhos