Procobre lança guia de boas práticas para profissionais de HVAC-R

O contínuo crescimento do setor de refrigeração e climatização e o otimismo entre os fabricantes das tecnologias de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, cuja estimativa é somar 15% mais frente a 2017 – segundo pesquisa anual de perspectivas econômicas publicada no Ashrae Journal – alertaram o mercado brasileiro para o aumento na demanda de técnicos instaladores. Dessa observação, surgiu a necessidade de criar um manual num linguajar simples e de fácil compreensão que transmitisse as boas práticas para a instalação desses sistemas e que pudesse contribuir para a capacitação da mão de obra do setor.

Publicidade

Como produto dessa iniciativa, o Procobre idealizou um projeto e, com o apoio da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada na área de refrigeração e ar condicionado, lançou o guia “Boas práticas no uso do cobre para refrigeração e climatização”.

“A Abrava e o Senai desenharam o escopo do trabalho e coube ao professor José de Jesus Amaral Marques, da escola Senai, desenvolver os temas técnicos complementados pela Abrava e pelo Procobre”, explica o engenheiro Antonio Maschietto, coordenador do projeto.

O guia oferece orientação profissional aos técnicos que trabalham com climatização e refrigeração para a correta utilização do cobre em instalações. O material é apresentado de maneira didática, com ilustrações, que facilitam o entendimento. “O guia se destina a profissionais instaladores e a empresas de refrigeração e climatização e aborda a segurança operacional, o manuseio de tubos, o uso de fluidos frigoríficos e o processo de brasagem, com ênfase nas boas práticas. Auxilia também na escolha de tubos de cobre para a montagem de sistemas frigoríficos duráveis e sustentáveis, com vistas à proteção do meio ambiente e ao bem-estar da sociedade”, diz Maschietto.

Ao compartilhar e difundir informação sobre à aplicação de tubos de cobre nos sistemas de refrigeração e climatização, o objetivo do Procobre é contribuir para a capacitação dos profissionais da área, orientando-os quanto ao correto entendimento das normas técnicas e à correta determinação e especificação dos materiais utilizados.

”Sempre estamos buscando formas de comunicar os atributos do cobre para o mercado”, ressalta o engenheiro do Procobre. “Neste último ano, lançamos oito guias de aplicação de cabos elétricos para vários segmentos de mercado, um Guia de Boas Práticas para Instalação de Gás em Cobre, um livro sobre Instalação de Sistema Fotovoltaico e um software para o cálculo de instalações de sistemas de incêndio por hidrantes e mangotinhos”, completa Maschietto. Segundo ele, o cobre contribui para o aumento da eficiência energética, estimula a energia sustentável e promove o desenvolvimento tecnológico, além de ser antimicrobiano.

O livro está disponível para download, de forma gratuita, no site do Procobre.