O profissionalismo e generosidade de José Luiz Borges

Após o fechamento desta matéria, concluída em dezembro de 2020, recebemos a triste notícia da morte do querido José Luiz Borges, aos 52 anos, vítima da Covid-19, em 7 de janeiro de 2021.

Uma perda inestimável para o setor de HVAC-R! Com uma personalidade ímpar, carismático e homem de muitos amigos e admiradores, Zé Luiz deixa um legado para o mercado.

A Revista do Frio e Clube do Frio prestam homenagem a esse grande guerreiro, registrando nas páginas a seguir, sua história de vida, publicada na íntegra!

Zé, a você nosso muito obrigado!

José Borges, conhecido no HVAC com Zé Cavalo

A generosidade e o carisma de José Luiz Borges

Mais conhecido como Zé Cavalo, ele mudou seu apelido para ajudar o próximo!

Nascido em Irapuã, interior de São Paulo, José Luiz Borges ganhou fama no setor de HVAC-R como “Zé Cavalo”, se destacando através de suas postagens nas redes sociais. Seu jeito carismático de “moço do interior”, encantou a todos durante a Febrava 2019, evento que lhe deu a oportunidade de conhecer pessoalmente os profissionais do mercado e fazer muitos amigos. O apelido Zé Cavalo surgiu há muitos anos, quando era impaciente e algumas vezes rude ao ensinar várias vezes as mesmas tarefas. Assim, carinhosa e divertidamente, os amigos diziam para ele parar de dar coices. Exercitou sua paciência, mudou seu jeito, mas o apelido ficou.

Filho de Adelino Doroteu Borges e Iracema Ribeira Borges, em 2008, recebeu um convite de Genecí Macete para fazer um treinamento técnico em ar condicionado, em São Paulo (SP), e logo foi encaminhado para trabalhar na empresa ST, no bairro dos Jardins, onde permaneceu por um ano e meio.

“Morava em Novo Horizonte (SP), e me aventurei na cidade grande. Tive vários desafios, era um sonhador do interior e passei por várias dificuldades, pois dependia de técnicos para me ensinar o trabalho. A empresa ST fazia rodízio, tinha uma equipe grande e passei por todos os técnicos como ajudante para aprender diversos serviços, o que me proporcionou uma experiência incrível em várias áreas. Fui persistente e dei o máximo do meu esforço e tive apoio dos profissionais desta empresa. Em 2010 saí de São Paulo e fui para Campinas trabalhar na Bela Brisa, onde permaneci até começo de 2011. Foi mais um aprendizado, e como já estava experiente, fui comprando minhas ferramentas, um carro e neste mesmo ano resolvi abrir minha própria empresa, a JB Refrigeração e Soluções Elétricas, localizada em São José do Rio Preto (SP)”.

Especialista em instalação e manutenção de ar condicionado tipo Split, ele procurava constantemente se atualizar, fazendo cursos e treinamentos, aprimorando sua profissão. José Luiz também era um pesquisador, buscando conhecimento sobre novas tecnologias na área de climatização e refrigeração, mantendo constante contato com grandes fabricantes.

“Fazer instalações todos fazem, mas consertos, são poucos. Por isso, resolvi me dedicar mais na área de manutenção e conserto de ar condicionado, pois são poucos que conseguem detectar o problema, e com isso, consigo me destacar no mercado e obter um lucro maior. Além do mais, conseguimos um grande avanço nos últimos anos, com os fabricantes nos dando a possibilidade de crescer no mercado. Finalmente entenderam que estamos na linha de frente, cara à cara com o cliente e que somos nós que indicamos as marcas, potências e modelos, com isso, estão investindo em treinamentos e nos dando suporte, procurando ficar cada vez mais próximos dos técnicos, nos cativar e atrair clientes para suas marcas”.

 

Dedicação e ajuda ao próximo

Com 12 anos de profissão, ele sempre contava com o apoio da esposa, Maria Aparecida, e de seu filho Jossei, para tudo que fazia: “A Cida já trabalhou comigo e, às vezes, ela me dá uns puxões de orelha, mas faz parte. Há três anos meu filho começou a trabalhar comigo e nos tornamos sócios. Minha família é parceira nos negócios e na diversão! Gosto muito de pescar, estar no meio da natureza para aliviar a cabeça e sempre estamos juntos!”.

José Luiz também se dedicava ao curso de libras, atividade que passou a exercer pela necessidade de se comunicar com clientes surdos: “Temos alguns clientes que são surdos, o que me levou a aprender essa linguagem. Ajudo a Pastoral de Surdos da igreja católica de Rio Preto, prestando serviço comunitário, auxiliando essas pessoas no sentido de traduzir o que elas querem dizer. Sempre que posso ajudo meu irmão de profissão, pois se Deus me deu a capacidade e a oportunidade de aprender tudo o que sei, entendi que devo ajudar o próximo assim como um dia fui ajudado. Atualmente, sou eu quem ajudo meu irmão e quem precisar. Estamos aqui para isso”.

Ele deixa uma mensagem a todos os profissionais do setor de HVAC-R: “Para os meus colegas de profissão aqui vai o meu recado: Não deixem de se aperfeiçoarem, pois, o mercado está a cada dia mais exigente e os fabricantes estão em constante evolução de suas tecnologias. Não parem de estudar, pesquisar e fazer cursos, acompanhando as marcas. Assim, poderão levar o sustento para dentro de suas casas com mais facilidade”.

 

José Luiz Borges
30/12/1968
07/01/2021