Mayekawa implementa resfriamento em telescópio

O Grupo Mayekawa, em parceria com sua filial no Chile, instalou o sistema de resfriamento do espelho primário de um dos maiores telescópios de infravermelho do mundo. Com um diâmetro de 6,5 metros, o telescópio faz parte do Observatório Atacama da Universidade de Tóquio (TAO), situado a 5.640 metros de altitude, reconhecido pelo Guinness Book como o mais alto do planeta.

Publicidade

O TAO iniciou suas atividades com o objetivo de desvelar a natureza do Universo e a origem da vida. “Estamos empenhados em elucidar mistérios como a energia escura e as primeiras estrelas primordiais. Para isso, precisamos observar o céu de uma forma que apenas o TAO possibilita”, afirmou o professor emérito Yuzuru Yoshii, líder do projeto há 26 anos.

A localização elevada do TAO, acima do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), proporciona uma visibilidade única do espectro infravermelho. “A altitude e o ambiente árido permitem ao TAO ser o único telescópio terrestre capaz de visualizar claramente os comprimentos de onda do infravermelho médio, essenciais para estudar a formação de planetas”, explicou o professor Takashi Miyata, diretor do Observatório do Atacama.

O TAO, em construção há 26 anos, continuará a receber novos instrumentos, ampliando suas capacidades de observação.