Lula propõe reedição de incentivo para compra de eletrodomésticos

Durante cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores na semana passada, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cogitou, em tom de brincadeira, a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos no País.

Publicidade

Esse tipo de incentivo já ocorreu em 2009, quando Lula, em seu segundo mandato, implementou um programa que reduzia o IPI para esses produtos.

“Até falei para o [vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo] Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, disse.

O apelo do presidente ocorreu após o recente sucesso de um programa semelhante que proporcionou descontos para carros novos, resultando na venda de cerca de 125 mil veículos.

“Fizemos uma coisinha pequena, reduzimos um pouquinho o preço dos carros e o que aconteceu? Vendemos mais carros do que a indústria teve capacidade de produzir no período”, afirmou