Legionella causa surto de pneumonia na Argentina

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi informada pelo Ministério da Saúde da Argentina que a Legionella pneumophila foi confirmada como a causa de um conjunto de casos de pneumonia associados a uma clínica de saúde na província de Tucuman, Argentina.

Publicidade

Até o momento, mais de 10 casos foram identificados e responsabilizados por pelo menos quatro óbitos em pacientes com comorbidades.

Segundo a Opas, a bactéria está associada a surtos de pneumonia grave. A forma mais comum de transmissão é a inalação de aerossóis contaminados produzidos em conjunto com sprays, jatos ou névoas de água.

A infecção também pode ocorrer por aspiração de água ou gelo contaminados, principalmente em pacientes vulneráveis em ambientes hospitalares. O tratamento inclui a administração de antibióticos por várias semanas ou meses.

O Ministério da Saúde da Argentina e as autoridades sanitárias da província estão trabalhando para identificar a fonte e implementar as medidas de controle apropriadas.

Eles estão coletando amostras ambientais, realizando avaliações de risco e implementando ações na clínica de saúde relacionadas ao surto.

A Opas está prestando apoio às autoridades sanitárias argentinas para investigar e caracterizar o surto.

De acordo com as autoridades locais, a Opas enviará uma equipe multidisciplinar de especialistas na próxima semana para apoiar a vigilância, medidas de controle de infecção no atendimento hospitalar e a identificação da origem do surto em nível de infraestrutura hospitalar.