Kesia Santos colhe os frutos de seu empenho e dedicação

Kesia Regina de Souza dos Santos adquiriu muita experiência na sua carreira profissional atuando em diversas cidades brasileiras. Nascida em Maringá (PR), aos 15 anos, ainda cursando o segundo grau em contabilidade, ingressou no mercado de trabalho em um escritório em Várzea Grande (MT). Um ano depois, foi contemplada com uma vaga de estágio no BEMAT (Banco do Estado do Mato Grosso).

Publicidade

“Aos 18 anos me mudei para Natal (RN) com meus tios, e logo fui trabalhar em uma agência de câmbio e turismo e aos 19 anos me casei e mudei para Vitória (ES) e logo fui trabalhar com uma representação de um método alemão de cursos relacionados a moda em todo o Brasil. Esse trabalho me proporcionou uma estabilidade financeira muito interessante, onde tive a oportunidade de conhecer culturas diferentes e muita gente de coração bom e ruim, mas alguns bons amigos desse tempo tenho até hoje. Aos 26 anos, eu já tinha minha casa e família, com três filhos pequenos e não conseguia mais ficar viajando e a representação não era mais a mesma. Em 2000, depois de tantas viagens, resolvi fixar residência em Vila Velha (ES) e comecei a fazer faculdade. Ainda cursando, em 2003 iniciei a profissão na área de refrigeração e climatização na autorizada Brastemp de Vitória (ES), atuando por um ano e meio até que veio uma proposta para trabalhar Ar Vix Ar Condicionado, localizada em Cariacica (ES)”, conta Kesia. 

Muito acolhida e incentivada pela empresa, ela permaneceu por cinco anos, se desligando em 2009 por motivos de mudança de cidade. No novo ciclo, já morando no Rio de Janeiro (RJ), teve oportunidade de trabalhar na Ambient Air, lotada no contrato do Tribunal de Justiça, onde durante quase três anos, coordenou uma equipe de manutenção e gestora do contrato por 11 meses. Quatro anos após, em 2013, teve uma rápida passagem na A Salles Engenharia, e em 2017 iniciou sua trajetória de sucesso como sócia da MK Ar Condicionado.

“Creio que deixei sementes de amizades em todas as empresas que passei, e hoje, eu posso falar que aprendi muito e continuo aprendendo. Desde 2017 dirijo a MK Ar Condicionado – M de Marcos, meu marido, que é mecânico de manutenção, e K de Kesia. Trabalhamos juntos, com uma pequena equipe atendendo a todas as demandas de condicionadores de ar, vendas, projetos, manutenção e instalação. Através das sementes de amizades que plantei nas empresas onde trabalhei, hoje estou como suplente da diretoria no Sindratar-RJ e pretendo continuar sendo uma pessoa ajudadora”, revela.

Atualmente, morando em Niterói (RJ), a Administradora em Gestão de Negócios e Engenheira Mecânica, tem forte atuação nas entidades do setor de HVAC-R, promovendo a participação da mulher neste mercado: “É muito importante essa atuação e mostra como a cada dia a luta por igualdade de gênero é importante. Nos últimos anos observamos uma grande mudança! No meu tempo, nos treinamentos era só eu de mulher, e hoje, tenho muito orgulho de ver tantas meninas iniciando nesse segmento que me faz lembrar eu quando tinha 26 anos. O mercado está mais receptivo, e podemos dizer que houve um avanço importante nas contratações, mas em alguns lugares, a diferença salarial ainda existe e reflete a desigualdade de gênero da sociedade, mas estamos no caminho certo. As mulheres estão se preparando mais, estudando mais e o conhecimento é tudo para chegar em uma liderança”.

Boas amizades

Além de suplente da diretoria no Sindratar-RJ, Kesia integra os Grupos Elas no AVAC-R RJ e SP, participando ativamente na ajuda mútua com informações técnicas, conselhos, normas, projetos, e muito mais, o que lhe trouxe inúmeras boas amizades. Em seu canal no Instagram, além de postar novidades e trabalhos, ela se preocupa em motivar seus seguidores, tanto no campo profissional quanto no emocional.

Além de suplente da diretoria do Sindratar-RJ, ela tem forte atuação em grupos femininos, como o Elas no AVAC-R

Aos 50 anos, se permitiu desacelerar e curtir mais a vida em família: “Minha vida em família é simples, hoje não trabalho mais no sol quente, não subo escadas, até mesmo porque não sou mais aquela novinha e engordei também (risos). Hoje, faço mais a parte de visita a clientes, projetos e orçamentos. Tenho muitos amigos do nosso segmento que às vezes marcamos churrascos e as conversas são as nossas experiências e perrengues da profissão. Tenho um hobby que chamo de trabalho nos finais de semana, que é empresariar uma filha que é cantora e está indo muito bem no mercado. As conquistas pessoais são atendidas lentamente, a ainda nem cheguei na metade da lista! Deixo um recado motivador a todos os profissionais: ‘A luta é grande, mas ainda vale a pena continuar e se tornar uma profissional exemplar, pois as dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários’”, conclui Kesia.