JAPÃO – Nidec eleva lucro operacional apesar da queda nas vendas

Fabricante japonesa apresenta aumento de 2,3% no lucro operacional e lança plano “Conversion 2027”, voltado à lucratividade e reorganização global.


JAPÃO – A Nidec Corporation  registrou resultados mistos no primeiro trimestre do ano fiscal de 2025, divulgado em 24 de julho. As vendas líquidas totalizaram 637,9 bilhões de ienes, queda de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o lucro operacional aumentou 2,3%, alcançando 61,5 bilhões de ienes. O lucro atribuível aos proprietários caiu 18,7%, para 45,5 bilhões de ienes, reflexo da valorização de 7,2% do iene frente ao dólar.

A margem operacional da fabricante japonesa de motores subiu para 9,6%, ante 9,3% no primeiro trimestre do exercício anterior. Já o lucro antes dos impostos recuou 24,8%, para 59,0 bilhões de ienes, e o lucro por ação caiu 18,5%, para 39,70 ienes, influenciado pela ausência de ganhos extraordinários registrados em 2024 com a aquisição por etapas da Nidec PSA Emotors.

Entre os segmentos de negócios, Motores de Precisão Pequenos tiveram retração de 15,2 bilhões de ienes em vendas, enquanto Produtos Automotivos e Eletrodomésticos, Produtos Comerciais e Industriais cresceram 7,1 bilhões e 7,0 bilhões de ienes, respectivamente. O fluxo de caixa livre ficou negativo em 21,8 bilhões de ienes, contra 9,8 bilhões positivos no mesmo trimestre do ano fiscal anterior.

A empresa destacou avanços no segmento de motores para HDD, com aumento da participação de produtos nearline — que passaram a representar mais de 80% em valor e 60% em volume de vendas —, e anunciou o início, em agosto de 2025, de testes de sua CDU (Unidade de Distribuição de Resfriamento) tipo In-Row no data center NRT 12 da MC Digital Realty, em Inzai, Chiba.

No setor de climatização e refrigeração, a Nidec concluiu a aquisição da fabricante chinesa de compressores scroll Xecom, renomeada Nidec Scroll Technology (Changzhou) Co., Ltd., que obteve vendas líquidas de 2,5 bilhões de ienes no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2024.

O relatório também apresentou o plano de gestão de médio prazo “Conversion 2027”, que prevê 2.900 bilhões de ienes em vendas líquidas e 350 bilhões de ienes em lucro operacional até 2027, com taxa de lucro de 12%. O plano prevê reorganização em cinco pilares de negócios e a redução ou retirada de operações com margens inferiores a 5%.

A Nidec manteve sua previsão anual para 2025: 2.600 bilhões de ienes em vendas líquidas, 260 bilhões em lucro operacional e 200 bilhões em lucro atribuível. Os valores preliminares não incluem os efeitos de investigações em curso sobre transações comerciais e tarifárias em subsidiárias.

A estratégia de priorizar a rentabilidade sobre o crescimento de receita representa uma mudança na gestão da empresa, que enfrenta flutuações cambiais e desafios globais. O êxito do “Conversion 2027” dependerá da execução de medidas de redução de custos e do desempenho em segmentos de expansão, como soluções de resfriamento para data centers e sistemas de energia.