Helena Bento: de olhar doce, sorriso alegre e espírito humilde

Nascida no interior de Minas Gerais, a quarta filha de uma família de cinco irmãos, Helena Maria Bento é uma mulher cativante! Incansável na sua luta em fazer a diferença na vida das pessoas e no setor de HVAC-R, desde pequena era curiosa e gostava de aprender. Vinda de uma família humilde, começou a trabalhar ainda adolescente para ajudar nas despesas da casa, sem abandonar seus estudos, graças ao incentivo de sua mãe e irmãs.

Publicidade

“Como minha família era humilde, começamos a trabalhar na adolescência para ajudar nas despesas de casa, estudei até o ensino médio, fiz curso técnico em administração de empresas, entre outros. Naquela época, a faculdade era muito distante de onde morávamos, ficando inviável para nós. Porém, continuei fazendo cursos complementares profissionalizantes, proporcionando acesso para trabalhar em lugares melhores. Nesta caminhada profissional, trabalhei em fábricas de jeans, escritório de contabilidade, vendedora, secretária, e por aí vai. Carregava comigo um sonho de morar fora do Brasil, daí comecei a juntar algum dinheiro e com a ajuda de algumas pessoas importantes na minha vida, em 18 de março de 1990, embarquei para Lisboa/Portugal em busca da concretização desse sonho”, conta Helena.

Logo na primeira semana ela consegui um trabalho em Lisboa, próximo de onde estava morando, na Hipertécnica, loja do saudoso “Sr. Souza”, um português maravilhoso que lhe deu a oportunidade de aprender muito. A empresa realizava vendas e consertos de condicionadores de ar Mitsubishi, balcões frigoríficos, geladeiras, máquinas de lavar e secar, aquecimento de passagem, entre outros.

“Sempre fui curiosa no sentido de saber como solucionar os problemas, aprendi muito mesmo, daí foram passando os anos, me casei, fui mãe e um certo dia, devido a saudade da família e, também, por querer que nosso filho conhecesse os avós, primos e ter uma referência familiar, resolvemos voltar para o Brasil. Quando chegamos no Brasil, a realidade era totalmente diferente daquela que vivíamos em Portugal. Investi no ramo de cosméticos, porém, foi na climatização que realmente tivemos sucesso. Eu e meu marido tínhamos trabalhado alguns anos na Mitsubishi Electric em Portugal, porém sem experiência como empresários do ramo da climatização. Aos poucos fomos fazendo cursos e nos aperfeiçoando, comprando as ferramentas e, em 1999, abrimos a Instala-Ar. No início, a empresa era apenas prestadora de serviços, fomos crescendo e, em 2004, conseguimos oficialmente nosso CNPJ como prestação de serviços e comércio. Sempre focamos em estudar e estreitar o relacionamento com os fabricantes, aprendendo e crescendo como profissionais”.

Além de cuidar da parte administrativa, Helena também ia para trabalhos em campo aprender e ajudar nas obras, somando mais de 7 mil aparelhos instalados por todo o Brasil. Em 2019, ela encerrou a sociedade e abriu sua própria empresa com o mesmo nome.

“Como tínhamos muitos clientes, resolvi abrir uma MEI e continuar trabalhando com parcerias, que tem durado até hoje! Nossas obras são sempre acompanhadas por um técnico ou engenheiro habilitado, pois sabemos da importância de ter um profissional habilitado para fiscalizar e podermos exercer as funções de acordo com a lei”.

 

Encorajando mulheres

Foi em 2019, que Helena conheceu o grupo Elas no AVAC-R, transformando sua vida!

“Quando conheci o grupo Elas no AVAC-R através da Carmosinda Santos, me apaixonei vendo todas aquelas mulheres que faziam a mesma coisa que eu! A partir daquele momento, meu uniforme virou a camiseta rosa do Elas, desde então, venha participando e encorajando as mulheres. Neste ano, fui convidada pela Carmosinda para participar da diretoria do Elas no AVAC-R e estou muito honrada com o propósito do Elas em ajudar as mulheres pelo Brasil afora, para que consigam entrar nesta nossa profissão”.

À frente da Instala-Ar, Helena desenvolve alguns projetos junto com as meninas do Elas e com grupos de refrigeristas que conheceu ao longo da pandemia, integrando o site “Expertise Refrigeração”, com o intuito de ajudar e facilitar a divulgação de trabalhos, desenvolvimento de um sistema de gestão de refrigeristas, entre outros.

“Eu sempre pensei que minha passagem por esta vida precisava fazer sentido, por isso, sigo engajada em tudo que possa fazer a diferença na vida das pessoas, para que elas estudem, aprendam, pois somos muito capazes de fazer o nosso melhor, sempre com fé, foco, dedicação, comprometimento e responsabilidade. A toda equipe Revista do Frio, registro aqui meu carinho e gratidão! Vocês moram no meu coração. Amo vocês”.

“Sigo engajada em tudo que possa fazer a diferença na vida das pessoas”