Gree fornece ar condicionado para termoelétrica brasileira

A Gree do Brasil participa do projeto da termoelétrica Pampa Sul, da Tractebel Energia. A usina, que terá capacidade instalada de 340 MW, está em construção em Candiota (RS).

Publicidade

A usina contará com um sistema de refrigeração central composto por condicionadores de ar da Gree da série GMV5, que utilizam o sistema VRF (fluxo de refrigerante variável), que permite o ajuste da operação de acordo com a exata demanda de calor. Uma unidade central com essa tecnologia pode atender até 80 unidades internas. O sistema também opera com controle de capacidade por variação de frequência (DC inverter), que permite o ajuste da operação de acordo com a demanda das unidades internas instantaneamente. Os equipamentos entrarão em funcionamento oficialmente no segundo semestre de 2018.

Para se adequar aos padrões e requisitos rigorosos da construção da usina, que resultam em detalhes técnicos complexos e difíceis condições de construção, além do curto prazo de construção, a Gree estruturou um plano de implantação personalizado. Nele, as unidades do sistema se comunicam por meio da tecnologia CAN, desenvolvida pela própria Gree e utilizada apenas em condicionadores de ar produzidos pela empresa. Trata-se de um protocolo com taxa de transferência de dados de 20 Kbps e raio de 1500 m. Além disso, o sistema conta com dois modos de operação de conservação de energia, voltados para situações de racionamento de energia ou de picos de consumo urbanos.

“O mercado brasileiro de equipamentos de ar-condicionado é bastante competitivo e a Gree do Brasil sempre investiu na integridade, na alta qualidade e na tecnologia de seus produtos. Por este motivo, conquistamos uma sólida reputação, reconhecida por grandes empresas que são hoje nossos clientes. A escolha da Gree para equipar o sistema de ar-condicionado central da termoelétrica Pampa Sul é um reconhecimento de nosso status no mercado”, comenta André Jia, Gerente Comercial da Gree do Brasil.