FIA testa ar-condicionado simplificado nos cockpits da F1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está testando um sistema de ar-condicionado simplificado nos cockpits dos carros da Fórmula 1. A medida surge após problemas de saúde enfrentados pelos pilotos no GP do Catar de 2023, conforme revelou a Motorsport.com.
Naquela ocasião, a temperatura no circuito nunca ficou abaixo de 31°C, mesmo à noite. Logan Sargeant, da Williams, abandonou a prova devido à insolação; Esteban Ocon, da Alpine, vomitou no capacete; e Lance Stroll, da Aston Martin, desmaiou brevemente.
Em resposta, a FIA iniciou uma investigação e prometeu “tomar medidas materiais para evitar a repetição desse cenário”. Com a mudança do GP do Catar para dezembro de 2024, espera-se temperaturas mais amenas. Entretanto, a FIA consultou sua comissão médica e alterou as regras técnicas para 2024, permitindo uma segunda entrada de resfriamento na parte superior do bico dos carros.
A partir do GP da Holanda, um sistema experimental será instalado em um carro para testar o resfriamento direto do ar no cockpit. Diferente de uma unidade padrão, o sistema utiliza várias estruturas menores ao redor do cockpit para canalizar o ar resfriado.
Se os testes forem bem-sucedidos, a FIA pode tornar o sistema obrigatório em condições extremas. Em comunicado à Motorsport.com, a FIA destacou a atualização das regulamentações técnicas para melhorar a ventilação e o desenvolvimento de um sistema de resfriamento ativo para condições extremas. Testes iniciais estão planejados para Zandvoort e outras corridas subsequentes.