Danfoss planeja crescer acima de dois dígitos no Brasil
Marca global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss completa 50 anos no Brasil com crescimento superior a dois dígitos em 2017 no país.
Entre os investimentos feitos pela empresa no Brasil está a inauguração da linha de produção de bombas e motores de pistão para alta pressão High Power (H1) na fábrica de Caxias do Sul. De 2013 a 2015 a companhia, que já fabricava localmente outros produtos, investiu na produção local da sua linha de válvulas PVG com investimento de R$ 5 milhões. Além de atender o mercado brasileiro, os equipamentos feitos em Caxias do Sul são exportados para Argentina, Paraguai, Chile, Costa Rica, Peru entre outros países.
Nesta nova fase, a Danfoss investirá mais R$ 10 milhões até o final de 2018 para aumentar a gama de produtos nacionais produzidos com conteúdo local. Outro investimento foi feito na fábrica de Osasco, na qual a Danfoss iniciou a produção das unidades condensadoras OptymaTM Slim Pack, dedicadas ao segmento de refrigeração comercial.
“Acreditamos que o Brasil terá um excelente 2018 e os resultados do primeiro trimestre confirmam isso. Nosso pipeline de projetos é mais ativo do que nunca e o dinamismo que vemos no mercado é promissor. Segmentos como industrial, construção e óleo e gás começam a ter um crescimento mais sustentável; a agricultura teve um ano fantástico em 2017 e esperamos manter o ritmo em 2018. Também aguardamos a evolução dos segmentos de alimentos e bebidas e varejo alimentar”, destaca Julio Molinari, presidente da Danfoss na América Latina.
Linha do tempo da Danfoss no Brasil
1948 – Início das atividades da Danfoss no Brasil por meio da representação e da distribuição exclusiva pela Cia. T. Janér Comércio e Indústria.
24 de julho de 1968 – Constituição da Danfoss do Brasil Indústria e Comércio Ltda., com a abertura de escritório de representação em São Paulo.
6 de setembro de 1974 – Produção do primeiro Compressor PW da Embraco com tecnologia Danfoss.
1975 – Conquista da licença para a produção de compressores no Brasil.
1 de setembro de 1977 – Inauguração do novo escritório na avenida Paulista, em São Paulo. A Cia. T Janér sai do contrato social da empresa.
29 de junho de 1979 – Escritório é transferido para o bairro da Água Branca, em São Paulo.
1986 – O Brasil é nomeado headquarter para a América Latina.
1 de março de 1987 – Parceria com a empresa Sabroe Atlas, que obtém participação de 25% das ações da Danfoss. No acordo, a Sabroe aluga espaço em sua sede para produção industrial nacional de válvulas solenoides e termostatos RT.
1991 – Chega o primeiro VLT® da Dinamarca ao Brasil, estabelecendo a divisão brasileira de Drives. É criada também a divisão de Refrigeração no Brasil.
Abril de 1992 – Término da produção local com a Sabroe.
1993 – Transferência do escritório para o bairro do Limão, em São Paulo.
1996/1997 – Lançamento da produção de termostatos no Brasil.
1998 – Fusão da Sauer-Sundstrand com a divisão hidráulica da Danfoss no Brasil, que passa a se chamar Sauer-Danfoss.
1999 – Inauguração da linha de montagem de unidades condensadoras.
Maio de 2000 – Abertura da fábrica para a montagem de termostatos para refrigeradores e freezers em Campinas.
Junho de 2001 – Compra das operações de Comando Direcionais de marca local em Caxias do Sul.
18 de março de 2003 – Inauguração da linha de produção Danvalve (montagem de válvulas de parada e filtros para refrigeração Industrial) em São Paulo.
2006 – Separação das divisões da Danfoss por segmentos de negócios.
2007 – Encerramento das operações da fábrica em Campinas.
2008 – O Brasil entra na lista das 10 filiais com melhor desempenho.
16 de abril de 2009 – Inauguração da nova sede brasileira da Danfoss na cidade de Osasco.
Setembro de 2013 – A Sauer-Danfoss passa a se chamar Danfoss Power Solutions.
2015 – Danfoss compra a finlandesa Vacon e amplia a participação no mercado de drives, inclusive no Brasil.
2018 – Lançamento da produção nacional de bombas e motores axiais na planta de Caxias do Sul.