Condor inaugura supermercado com tecnologia inédita na América do Sul
Dando continuidade ao plano de expansão da rede, que sempre contempla em seus projetos soluções inovadoras de preservação ambiental e de sustentabilidade, o Condor Wenceslau Braz contou com um investimento de R$ 50 milhões e será inaugurado amanhã, dia 03 de abril, às 8h da manhã. Este será o primeiro supermercado da América do Sul a utilizar em seus equipamentos refrigerados o Propano, um gás natural inofensivo à camada de ozônio e com baixíssimo GWP (Global Warming Potential). Esta nova tecnologia carrega a chancela da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que selecionaram a Eletrofrio Refrigeração LTDA para trabalhar em uma solução que ajudasse a cumprir a meta do Protocolo de Montreal, que é substituir os HCFCs, gases refrigerantes sintéticos nocivos ao meio ambiente, até 2040 no Brasil.
“Quando idealizamos uma nova loja, buscamos no mercado soluções sustentáveis para gerar o menor impacto possível no meio ambiente. O novo Condor vai entrar para a história como a primeira rede supermercadista da América do Sul a utilizar uma tecnologia revolucionária na erradicação dos gases sintéticos que prejudicam a natureza”, destaca o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta.
O Condor Wenceslau Braz também conta com outros diferenciais sustentáveis, como a geração da própria energia por meio de uma usina solar com 1.443 módulos solares na cobertura, instalados pela Domínio Solar, que vão gerar em média 670.000 KWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 282 residências. A usina vai evitar a emissão de 473 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 2880 árvores.
Lâmpadas LED foram aplicadas em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, o que reduz em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos, que permitem a entrada de luz externa no ambiente e filtram os raios ultravioletas em até 98%.
Outro ponto importante que preserva os recursos naturais do planeta é a instalação do sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.
Evolução na refrigeração
Desde 2008, o Condor já vem trabalhando com uma refrigeração sustentável por meio do Glicol. O Hiper Condor Torres já foi responsável pela redução em 50% da emissão de gases poluentes. A partir de 2012, esta redução foi ampliada para 92% com a utilização do CO2 nos congelados, mas ainda restava a parte da condensação, que representava 8% dos gases sintéticos. Agora, com o Propano, o Condor atinge 100% de sustentabilidade em refrigeração.Esta nova tecnologia veio para completar o ciclo evolutivo da refrigeração e é um projeto patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente e da Unido, que estabeleceram esta parceria com a Eletrofrio e o Condor.
“Trabalhamos sempre numa melhoria contínua em sustentabilidade e, com certeza, cada progresso da tecnologia que vá ao encontro de nossa consciência ecológica será empregado em nossas lojas”, destaca Zonta.