A influência das redes sociais no setor do frio

Embora tenha trabalhado como mecânico de máquinas operatrizes, foi no HVAC-R que o gaúcho Deivi Teixeira Homem encontrou seu verdadeiro caminho profissional, onde vislumbrou as oportunidades deste mercado quando ainda atuava segundo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Publicidade

“Na nossa região, havia uma grande necessidade de um serviço com atendimento eficiente, cumprindo todas as exigências técnicas, de saúde e segurança, e que fugisse dos valores cobrados por empresas de refrigeração contratadas pelas companhias de engenharia”, lembra.

Formado técnico em mecânica em 2003 pela Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre (RS), o profissional definitivamente entrou no mercado de refrigeração e climatização a partir de 2013, quando viu a chance de se capacitar em cursos de instalação de split e de refrigeração comercial e industrial, promovidos pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), em Porto Alegre.

“Nunca parei de estudar, sempre estou me capacitando”, orgulha-se Deivi, lembrando dos cursos que fez na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves (refrigeração comercial no laboratório da Elgin); no Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre (refrigeração comercial aplicada Danfoss); na Bitzer, em Cotia (refrigeração comercial avançada); na Academia da LG, em Porto Alegre (VRF); e na Academia LG, em São Paulo (capacitação VIP).

Também em 2013 fundou em Viamão, região metropolitana da capital gaúcha, a Viatec Service, empresa focada em indústrias metalúrgicas, prestando principalmente serviços de instalação, reparo e manutenção de resfriadores de painel de comandos elétricos, resfriadores de água para processos industriais, climatização e aquecedores de piscina por halogenados tipo bombas de calor, entre outros.

“Um dos nossos primeiros grandes clientes foi a Associação Cristã de Moços, entidade com a qual firmamos contrato de suporte técnico para as bombas de calor que fazem o aquecimento de suas piscinas, processo também muito utilizado na Europa e América do Norte”, explica.

Segundo ele, o sucesso neste nicho de mercado foi essencial para que, no ano passado, fechasse uma grande parceria com a LG, quando montou toda a linha de climatização da Casacor Porto Alegre. Logo em seguida, alinhavou contratos com vários escritórios de arquitetura do Rio Grande do Sul.

Para 2020, o empresário salienta que a expectativa geral do mercado do frio é de pleno crescimento, com o aquecimento da economia. “O Brasil vem despontando como um alvo de investimentos e, definitivamente, nada mais funciona sem controle de temperatura, seja para conforto térmico, seja para processos empresariais e industriais”, analisa.

Grupo Refrigeração

Criado no Facebook com o objetivo de ser um grande fórum para a troca de conhecimento e networking dos profissionais do HVAC-R e da linha branca, o grupo Refrigeração é um sucesso. Não somente por já ter ultrapassado 53 mil membros, mas por estimular o debate de ideias.

“Este foi o primeiro grupo técnico no Facebook focado na cadeia do frio, servindo de inspiração para o surgimento de quase todos os demais grupos. A maioria dos criadores fazia parte do nosso, ou ainda faz, mas decidiu por divergir das nossas ideias, entre as quais não vender anúncios, aceitar todos os perfis de usuários na plataforma – técnicos, mecânicos, instaladores, hobbystas, clientes – e iniciou grupos com suas próprias regras”, conta.

A força do grupo Refrigeração é tamanha que, em 2015, membros começaram a se reunir na Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Febrava), com camisetas personalizadas.

A exposição chamou a atenção de algumas empresas. Na edição seguinte da feira, em 2017, a Full Gauge Controls saiu na frente e ofereceu 200 camisetas ao grupo. A campanha levou mais de 100 membros a se reunir diariamente em frente ao estande da companhia. No ano passado, a mesma ação, dessa vez com uma camiseta dividida entre a Full Gauge e a alemã Bitzer, levou o dobro de pessoas a se encontrar em frente aos estandes.

Ainda que atue dando suporte ao grupo de profissionais no Facebook, Deivi, hoje aos 42 anos de idade, se recusa a ser chamado de “influenciador”, pois não se vê como tal.

“Costumo expressar minhas opiniões em algumas situações peculiares. Evito, mas acabo me posicionando. Procuro não falar mal de produtos que não gosto, mas não divulgo algo em que não acredito. Critico muito em particular quando produtos de parceiros estão tendo problemas, sugerindo melhorias”, salienta.

A influência do grupo Refrigeração ganhou ainda mais força nos últimos anos, quando empresas do porte de Armacell, Eluma e Mastercool, além das já citadas LG, Full Gauge e Bitzer, passaram a acompanhar e ouvir as demandas postadas pelos profissionais.

A exposição nas redes sociais se consolidou a tal ponto que recentemente Deivi viajou aos Estados Unidos a convite da Full Gauge Controls, onde participou da International Air-Conditioning, Heating, Refrigerating Exposition (AHR Expo) maior evento do HVAC-R mundial, realizado entre os dias 3 e 5 de fevereiro em Orlando, Flórida.

“Até há alguns anos essas empresas eram quase inacessíveis, mas hoje estão escutando mais os técnicos, e acabo sendo uma espécie de porta-voz, sem a intenção de influenciar a opinião de qualquer um dos membros do grupo”, celebra o também fundador do canal HVAC Tools, que hoje tem 6 mil inscritos no YouTube.