Do Recife para o Brasil, Saulo Maia Vieira é referência no Nordeste
Carismático e com visão de futuro, Saulo Maia Vieira, nascido no Recife (PE), aos 38 anos conquistou o respeito e a admiração de muitos profissionais do mercado de climatização e refrigeração. Fissurado em ferramentas, hoje está à frente da SMV Climatização e Elétrica, empresa de referência na Região Nordeste e conhecida em todo o Brasil. Ganhou visibilidade através das redes sociais fazendo vídeos dos seus serviços e tutoriais para o uso de ferramentas, ensinando seus seguidores a prática correta de instalação, o uso de ferramentas adequadas, tirando dúvidas e ajudando quem está iniciando na profissão.
Técnico em eletrônica, eletrotécnico eletricista predial, e mecânico em refrigeração, ele investiu em conhecimento e se diz um apaixonado por ferramentas, tanto que, sua oficina é de encher os olhos. Há quem diga que ele é “o homem das ferramentas”, adquirindo o que tem de mais moderno no mercado, considerado campeão na demonstração de como utilizá-las por meio de seus vídeos pela internet.
Venceu muitos desafios, atraiu os olhares de grandes fabricantes do setor, e hoje faz parte do Esquadrão do Clima LG, percorrendo o Brasil, ministrando cursos e treinamentos.
Após 29 anos trabalhando numa empresa, buscou conhecimento, mudou de profissão e abriu seu próprio negócio. Saulo conta que foi um grande desafio abrir sua empresa no ramo e ganhar espaço num mercado tão concorrido.
“Antes de trabalhar com ar condicionado, até 2014 atuava como eletrotécnico, eletricista predial na Play Toy, empresa de equipamentos para diversões eletrônicas. Por essa firma, participei de várias obras, adquirindo uma ótima base de eletroeletrônica, graças aos setores de manutenção nos equipamentos.
Um certo dia, o ar condicionado da minha residência deu problema e precisei chamar um técnico de manutenção para sanar um gotejamento. Após a primeira visita, o problema continuou e ele teve que retornar várias vezes, pois o serviço não tinha sido executado de forma correta. Foi aí que calculei o tempo de serviço que ele havia me cobrado e a execução do mesmo, e percebi que era vantajoso atuar nessa área. Comecei a fazer cursos profissionalizantes nível A como mecânico em refrigeração e me especializar em serviços de manutenção para ar condicionado. Em 2015, ingressei no Centro de Estudos Freudianos do Recife – CEF, cursando mecânica em refrigeração e especialização em inverter. Paralelamente, busquei me atualizar em cursos específicos de grandes fabricantes como LG, Daikin, Midea Carrier, Trane, Elgin, entre outros. Participei de muitos treinamentos dedicados oferecidos por essas empresas e como sempre gostei muito de ferramentas, com uma ótima base em eletrônica, fiz especialização na ETP – Escola Técnica Pernambucana, e comecei a atuar como prestador de serviços em equipamentos de ar condicionado na área de climatização. Me dediquei a fazer diversos cursos de inverter em São Paulo (SP), e o primeiro foi na Academia LG de Ar Condicionado. Lá, fiz cinco cursos e vários treinamentos; na Daikin, fiz o de credenciador; e na Trane participei de diversos treinamentos. Fui me especializando cada vez mais e adquirindo grande conhecimento, integrando as áreas complementares da climatização, como comandos elétricos, elétrica predial, drywall, e assim, me aperfeiçoando cada vez mais. Me destaquei com postagens nas redes sociais e o mercado passou a me ver com outros olhos, além de um simples instalador, mas como profissional que ensinava as boas práticas para uma instalação correta, agregando o ar condicionado a outras utilidades prediais. As redes sociais me ajudaram muito a divulgar meu trabalho. Hoje tenho centenas de seguidores no Instagram que me contratam por meio dessa rede. Como sempre gostei de ferramentas, investi nessa área. As ferramentas, além de facilitar o trabalho, proporciona agilidade e perfeição à instalação”, diz Saulo.
- Senai-SP lidera rede de manutenção de ventiladores pulmonares
- Indústria do frio pede medidas econômicas contra efeitos da covid-19
Em 2019, através das mídias, o Esquadrão do Clima da LG começou a acompanhar seu trabalho e fez o convite para integrar o grupo.
“Hoje faço parte do Esquadrão do Clima LG, me tornando uma das referências no Recife e em várias cidades do Brasil. Ganhei maior visibilidade no mercado de HVAC. Isso me possibilitou fazer muitas viagens, como para o Panamá, onde fiz um treinamento pela Academia da LG daquele país. Depois dessa viagem, começamos a viajar por todo o Brasil através da Expedição do Clima LG, realizando treinamentos nas principais capitais. O Esquadrão do Clima tem por missão ajudar ao próximo, e assim, levamos conhecimento a várias pessoas, contribuindo para a melhoria da mão de obra qualificada. Também estamos à disposição para tirar dúvidas e auxiliar os técnicos do setor através da internet”, revela.
Mercado exigente
“Em 2016, dei um grande passo, criando minha marca, a SMV, tornando-se referência no mercado de climatização em Recife (PE). A SMV é dedicada a instalação, manutenção, projetos e infraestrutura para linhas residencial e comercial leve. Hoje, o mercado de climatização é promissor e exigente, por isso, estamos preparados e atualizados para atender as expectativas dos nossos clientes. Com a chegada da tecnologia Inverter, o mercado tornou-se mais exigente na questão da mão de obra qualificada, e o grande desafio atualmente é manter um preço justo, com instalação padrão, usando as melhores ferramentas que há no setor de climatização e refrigeração, porém, ainda é muito comum a política de preços bem abaixo do mercado”, enfatiza o diretor da SMV.
Nos quatro anos à frente da SMV, ele cita várias obras que participou instalando equipamentos de climatização de linhas residencial e comercial leve no Recife, como a Ruplastic – Indústria de Embalagens, instalando 26 equipamentos; Nipoflex Linhas de Crédito, 15 equipamentos; em diversos condomínios residenciais; e se destacando em 2018 e 2019 como instalador oficial LG na CasaCor Recife.
“Além de instalar os equipamentos, também faço o PMOC para algumas instalações e estamos prospectando novos contratos, uma vez que o plano de manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização passou a ser obrigatório por lei. O mercado de ar condicionado em Pernambuco ainda está se adaptando a essa nova lei e acredito que esse mercado irá crescer muito, não só em Recife, mas na região Nordeste em geral”, comenta Saulo.
Ele acrescenta que, ainda neste semestre, serão realizados vários treinamentos dedicados às novas tecnologias como o VRF, uma área mais qualificada nível A, voltado a linha empresarial, e oferecer mais um tipo de serviço ao mercado.
“Hoje, muitos fabricantes necessitam de mão de obra qualificada e estamos buscando conhecimento e qualificação, proporcionando aos nossos clientes um serviço de qualidade através de boas práticas de instalação, com manutenções preventivas, garantindo maior vida útil dos equipamentos, além de contribuir para a eficiência energética das edificações”.
Cristão, torcedor fanático do Sport Clube Recife, casado com Fabiane há 20 anos, pai do Saulo Junior, com 19 anos; de Selton, com 17 anos; e de Samara, com 15 anos; Saulo deixa um recado para os profissionais que estão ingressando no mercado: “Procure sempre investir em conhecimentos, ferramentas e ajudar o próximo. Siga com confiança, faça um trabalho bem feito, com qualidade e perfeição. Só assim você criará um leque de clientes bem sólido, ganhando credibilidade e fidelidade. A maior propaganda ainda é o boca-a-boca, e se fizer um serviço perfeito, não faltarão indicações e recomendações”, finaliza.