Equipe WeAr do Senai aceita desafio da Chemours e vence Hackaton Maker
Programadores, designers, alunos, professores e representantes de empresas do setor de refrigeração e climatização se uniram para desenvolver soluções para o mercado de AVAC&R. Cada patrocinador propôs um desafio diferente. Os grupos apresentaram suas ideias para a comissão julgadora, que avaliou critérios como inovação tecnológica, impacto para o setor, facilidade de implantação, entre outros.
A Chemours sugeriu o desenvolvimento de uma rede social especializada para os profissionais do setor AVAC&R, em que fosse possível reunir e intercambiar informações e experiências dos usuários e participantes. Esta rede também deveria se auto sustentar financeiramente, devendo ser definido o plano de marketing para a promoção desta ferramenta.
As informações necessárias foram disponibilizadas durante o evento. “Propusemos uma rede social na qual o usuário pudesse acessar informações de calendário de palestras e eventos do setor, dados de produtos das empresas patrocinadoras do evento, fórum para discussões, notícias de blogs, jornais e revistas, treinamentos online, além de integrar outras redes sociais, como Facebook, WhatsApp, Twitter e LinkedIn ”, explicou Arthur Ngai, gerente de Marketing da Chemours para a América Latina.
O desafio proposto pela Chemours foi aceito pela equipe WeAr, que desenvolveu o projeto vencedor do prêmio Hackaton Maker. Além de cumprir todos os requisitos da comissão julgadora, o projeto foi considerado com potencial de mercado para ser colocado em prática.
Os integrantes da equipe WeAr, Cícero Yagi, Eduardo Scarabotto e Márcia Francischelli, ressaltaram que a criação do produto levou em conta a solução de problemas e a interação da área, pois tinham como preocupações o mercado desorganizado e falta de qualificação profissional. “Nós já tínhamos o objetivo de conectar pessoas, mas, de fato, não havíamos pensado na hipótese de criar uma rede social específica. A proposta para o Hackathon foi o que nos fez ver o quanto seria interessante, já que é um tipo de ferramenta atual e com muita adesão”, comentou Márcia.
Como proposta, a equipe WeAr focou em identificar com precisão os problemas e os objetivos dos stakeholders, para poder introduzir informações e conhecimentos, tornando o processo de comunicação mais eficaz, eficiente e efetivo. “Foi uma feliz coincidência o tema proposto pela Chemours se complementar ao que pretendíamos criar”, ressaltou.