Sistema de energia solar e gás natural abastecerá Complexo das Clínicas

Um sistema de geração de energia combinando gás natural e energia solar pode ser implantado no próximo ano no Complexo composto pelo Hospital das Clínicas e seus institutos localizado entre as avenidas Rebouças e Dr. Arnaldo, em São Paulo.

Publicidade

Estudo de viabilidade está sendo desenvolvido pelas empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, Congás e Ecogen. Quando concluído, o sistema deve gerar uma redução de 10% no consumo de energia do Complexo, o que corresponde a uma economia de R$ 100 mil mensais.

A iniciativa é da Secretaria de Energia e Mineração e Secretaria da Saúde. O sistema contempla a cogeração a gás natural e energia fotovoltaica, a troca do sistema de iluminação e a modernização da infraestrutura de ar condicionado. O investimento previsto é de R$ 38 milhões e será realizado pelas empresas envolvidas.

Além do Hospital das Clínicas, serão beneficiados o Instituto da Criança, Coração, Câncer, Central, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria, Radiologia e o Departamento de Conservação e Construção, e também o prédio da administração, ambulatórios e Centro de Convenções Rebouças.

De acordo com levantamento da Secretaria de Energia e Mineração, o Complexo das Clínicas deverá contar com três plantas de cogeração com um total de 5 megawatts (MW) de potência, o suficiente para abastecer uma região com 42 mil pessoas, além de produzir água gelada usada para refrigeração do sistema de ar condicionado do complexo.