Ventisol Agratto investe R$ 100 milhões em nova fábrica em Manaus

Unidade será instalada na AM-010 e deve dobrar número de empregos da empresa no Polo Industrial

A Ventisol Agratto, fabricante de condicionadores de ar e micro-ondas, anunciou investimento de R$ 100 milhões em uma nova unidade industrial em Manaus. A fábrica será construída na rodovia AM-010, zona Norte da capital, em um terreno de 260 mil m², com previsão inicial de 50 mil m² de área construída. Trata-se do maior aporte do setor eletroeletrônico no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2025.

Segundo o presidente da empresa, Alexis Tcholakian, a decisão de instalar a nova planta na capital amazonense leva em consideração os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a disponibilidade de mão de obra local. O dirigente afirmou que a companhia enxerga a ZFM como uma força industrial nacional.

O anúncio foi feito após reunião entre representantes da Ventisol, da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e o prefeito de Manaus, David Almeida. Na ocasião, Almeida afirmou que a prefeitura dará suporte à ampliação e que o investimento deve dobrar o número de empregos gerados atualmente pela empresa no município.

Jorge Nascimento Júnior, presidente executivo da Eletros, afirmou que a expansão demonstra confiança do setor na Zona Franca. As negociações que viabilizaram o investimento vinham sendo conduzidas desde o início do ano, após a aprovação da reforma tributária.

A partir de 2032, Manaus será a única localidade do país a manter incentivos fiscais federais, segundo os termos da reforma. O benefício está garantido até 2073, o que, segundo os envolvidos, oferece previsibilidade e segurança jurídica para investidores.

Além de fomentar a ampliação de empreendimentos já instalados, a medida pode atrair novas empresas dos setores eletroeletrônico, de bionegócios e de duas rodas. A diversificação da matriz produtiva do PIM também é uma das metas para o ciclo atual.