Países assinam acordo sobre o clima
Representantes de 197 países assinaram este mês um acordo histórico na capital de Ruanda para eliminar a emissão de um tipo de gás que tem um impacto grande sobre o aquecimento do planeta.
O acordo vai banir gradualmente os gases hidrofluorcarbonetos, os quais são até 10 mil vezes mais prejudiciais para o planeta que o dióxido de carbono, produzido pela queima de combustível fóssil.
Por isso, o acordo pode ser ainda mais eficaz para frear as mudanças climáticas que o tratado do clima assinado em Paris no ano passado.
O documento separa os países em três grupos. Os desenvolvidos, como Estados Unidos, países europeus e Japão, terão que suspender a fabricação de novos produtos com o gás a partir de 2019.
Os países em desenvolvimento, como Brasil, China e todos os da África, terão até 2024 para começar a transição. Índia, Paquistão, Irã, Iraque e países do Golfo Pérsico, como o Kuwait, receberam um prazo mais longo, até 2028.
É que eles estão na região mais quente do planeta e ainda tem uma grande parcela da população que só agora está começando a ter acesso a aparelhos de ar-condicionado e geladeiras.
O acordo prevê ainda que os países ricos ajudem a financiar a transição nos países em desenvolvimento.
O secretário de Estado americano, John Kerry, elogiou o acordo e disse que ele vai reduzir o aquecimento do planeta em até meio grau centígrado.
Fonte: Globo.com