Associação solicita apoio para manter JC Hitachi em São José

A venda da Johnson Controls Hitachi para o grupo alemão Bosch foi tema central de uma reunião realizada na última segunda-feira (12), entre o Sindicato dos Metalúrgicos e o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). A transação, que já foi anunciada pela direção da JC Hitachi, preocupa os trabalhadores da unidade local, que temem pela continuidade dos seus empregos e pela manutenção da fábrica na cidade.

Publicidade

Durante o encontro, o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano, destacou ao prefeito a necessidade urgente de assegurar que a Bosch mantenha a fábrica em São José dos Campos e preserve todos os postos de trabalho. Anderson Farias, por sua vez, comprometeu-se a entrar em contato com a empresa para discutir o futuro da planta industrial na cidade.

Nos últimos anos, São José dos Campos perdeu importantes fábricas que, após serem vendidas, foram transferidas para outras localidades. Casos como os da Elgin e Movent ainda são lembrados pela comunidade e reforçam a apreensão dos trabalhadores da JC Hitachi.

A empresa, especializada na produção de ar-condicionado industrial, está estabelecida em São José dos Campos há mais de 50 anos, sendo responsável atualmente por cerca de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos.

Além de Valmir Mariano, a reunião contou com a presença da diretora do Sindicato, Fátima Sousa, e do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Mano Marques. Segundo o presidente do Sindicato, “o poder público tem de se movimentar para evitar que a cidade perca mais uma fábrica. Os trabalhadores estão apreensivos, com medo de perderem seus empregos. Como representante dos metalúrgicos, o Sindicato vai se manter na defesa da manutenção da JC Hitachi em São José dos Campos”.