Fernando Arthur Oliva Berto revela sua paixão pela profissão no mercado do frio
Aos 43 anos, Fernando Arthur Oliva Berto não se intimida em dizer que hoje, o mercado de climatização e refrigeração conta com muitas informações à disposição dos profissionais que fazem parte do setor de HVAC-R. À frente da Friotec Climatização & Elétrica, localizada em Teresina (PI), Fernando enfatiza as mudanças para melhor, principalmente na questão do acesso às informações, tanto por parte dos grandes fabricantes quanto por parte dos próprios técnicos que se ajudam mutuamente.
“Hoje o mercado de refrigeração e climatização é muito melhor, comparado há alguns anos, sem sobra de dúvidas. Além de ser mais flexível em relação as informações técnicas, treinamentos e cursos em EAD (Ensino a Distância). Claro que ainda precisamos desburocratizar processos para podermos evoluir na mesma proporção. Sei que isso não depende só do fabricante, é um conjunto de ações (fabricante x instalador). Mas, estou muito feliz com o nosso mercado de refrigeração e climatização e otimista com o que há de vir”, revela Fernando.
Ele conta que ingressou no mercado da refrigeração aos 16 anos, trabalhando como ajudante de seu pai, Orlando Santos Nascimento.
“Foi aí que começou meu contato com a profissão, mas nessa época, ainda morava em Salvador (BA), e também estava concluindo meus estudos. Confesso que não gostava muito, porém, tentava entender aquelas máquinas grandes, sem fim, e os vários metros de tubulações com comandos gigantes!” Em 1996, os pais de Fernando se mudaram para Teresina, no Piauí, porém ele, por causa dos estudos, permaneceu morando em Salvador.
“Nessa época, ainda estava em Salvador. E só ia à Teresina para passar férias. Meu pai tinha fechado um contrato com a rede Pão de Açúcar para cuidar da manutenção dos supermercados, e sempre que ia visitá-los, meu pai fazia questão de me levar para trabalhar com ele e o meu irmão Marcus Vinicius Oliva Berto. A Friotec, empresa que comando, surgiu de forma obrigatória e dolorosa pelo falecimento do meu pai, meu professor, mestre e incentivador, Orlando Santos Nascimento. Ele e era um apaixonado pela profissão e assumi essa paixão para minha vida”. Fernando pontua a busca por conhecimento e atualização, que admite pesar muito nessa profissão.
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“Hoje, vejo o quanto conhecimento posso adquirir e que me ajuda muito em campo e na minha profissão de um modo geral. Antes, para se conseguir uma informação técnica, era quase ganhar na loteria. Temos hoje uma facilidade absurda de ter essas informações e ainda, gratuitamente. Também não tínhamos tantas ferramentas para melhorar nossos serviços em relação aos dias de hoje. Além do mais, o mercado agregou outras mudanças significativas na forma de fazer negócio, nos equipamentos, tecnologia mais presente, a maneira de apresentar os produtos, as ferramentas, e uma maior proximidade entre fabricantes e instaladores, com mais acesso às informações, treinamentos técnicos abertos ao público e workshops, trazendo ao mercado uma nova maneira de networking”.
Fernando destaca ainda a conscientização por parte dos instaladores sobre às boas práticas adotadas, nem sempre fácil. “Como dizem, a teoria na prática é outra! Se você conseguir transmitir do papel para a prática corretamente as informações contidas no manual, você já fez tudo certo dentro dos padrões dos fabricantes. É imprescindível exercer sempre as boas práticas, independente do que haja. Hoje, a climatização de modo geral, é tão importante quanto o ar que respiramos. Só olhar ao redor para perceber o quanto ela é importante e o quanto faz parte das nossas vidas. Cito como exemplos, a importância do ar condicionado no atendimento em hospitais, a sala de cirurgia, no carro que você dirige, em equipamentos de TI, e em tantos infinitos lugares que dependem exclusivamente da climatização. A Friotec, por exemplo, atua diretamente na área de climatização, esse é nosso foco e já estamos há 16 anos no mercado. Também trabalhamos com alguns equipamentos para refrigeração comercial. Gosto muito de estar em campo, pondo a mão na massa. Por isso, destaco a mão de obra qualificada, ela existe, mas ainda temos muito que melhorar. Na verdade, precisamos melhorar todos os dias”.
Presente nas redes sociais como no Instagram, Facebook, WhatsApp e Youtube, ele considera um meio importante para divulgar ações da indústria do frio.
“Essas plataformas são importantes meios de informações, e conseguem gerar quase que instantaneamente formas de fazer negócios, network, divulgação, aprendizados, e na maioria das vezes, de forma gratuita. Acredito que, se não fossem essas plataformas, a evolução do mercado não aconteceria na mesma velocidade. Essas ferramentas é o que nos mantém vivos, literalmente”, enfatiza.
Sempre faça algo por alguém
Fernando tem 5 irmãos e é pai de 4 meninos: Heitor, Guilherme, Matheus e Nicolas, fruto de seu casamento com Silvana.
“Sou casado com Silvana, uma mulher maravilhosa, que eu amo, pai de quatro filhos lindos. Sou uma pessoa que vejo sempre o lado bom das pessoas, sempre tentando ajudar de alguma forma. Adoro meus filhos, minha esposa e tudo que faço é pensando sempre neles. Se eles estão bem, então está tudo bem. Tenho muita sorte, tenho grandes amigos. Adoro praia, surfar, jogar bola e esporte. Amizade para mim é algo muito sério, não dá para ser meio amigo, ou é ou não é! Um dos meus sonhos é ver todos falando a mesma língua, quero e estou fazendo lutando para isso acontecer, que todos possam ter as mesmas oportunidades que eu tenho. Quero poder ajudar muita gente, o máximo de pessoas possível para que elas possam sonhar e realizar alguns sonhos que essa profissão linda que Deus nos deu nos proporciona. Tenho muita coisa ainda para realizar e com fé em Deus, eu não tenho dúvida que isso será possível. Gostaria de deixar registrado aqui a minha gratidão ao responsável por tudo que eu sou e que me tornei como pessoa e profissional, meu irmão, sócio e um pai para mim, o Marcus. Te amo meu irmão”.
Fernando deixa a sua mensagem a todos os leitores e profissionais do mercado: “Sempre faça algo por alguém, independente de quem seja. A bondade, a vontade de fazer o bem, tem uma força que vai além do que você pode ganhar financeiramente. Procure ser bem relacionado com todos do segmento, independente de fabricante. O que importa sempre são os laços que você cria com caráter, humildade, generosidade, confiança, respeito e, principalmente, com muita simplicidade”.