Sistema híbrido de refrigeração para transporte completa 18 anos

Em 2006, o Engenheiro de Alimentos Eduardo Castello Branco Dória, formado pela UNICAMP patenteou o “Sistema Híbrido de Refrigeração para Transporte com Uso Combinado de Ar Forçado e Placa Eutética” (MU 8602648-8).

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A tecnologia, que combina refrigeração por ar forçado e placas eutéticas congeladas, continua relevante devido à sua eficiência energética e seus benefícios ambientais.

O Sistema foi implementado em carrocerias frigoríficas de caminhões de médio porte de um grande embarcador, como um modelo com 6,5 metros de comprimento e capacidade de carga entre 5 e 8,6 toneladas (PBT 16 t).

Segundo Dória, o sistema reduz em até 55% o consumo de diesel e emite 44 toneladas a menos de CO₂ em cinco anos de operação. Além disso, permite maior capacidade de carga e menores custos de manutenção, resultando em um rápido retorno sobre o investimento.

Há época, embora a homologação do sistema pela indústria tenha encontrado obstáculos iniciais, devido à falta de infraestrutura elétrica nos centros de distribuição, o cenário atual é mais favorável. A recarga elétrica de caminhões e equipamentos frigoríficos tornou-se uma prática comum, evidenciando que a tecnologia estava à frente do seu tempo.

Com a crescente demanda por soluções sustentáveis, a tecnologia criada há 18 anos é ainda mais valorizada devido à sua capacidade de reduzir emissões e maximizar a eficiência operacional no transporte refrigerado.

A termo-acumulação combinada do híbrido