Setor incrementa e-commerce e delivery

Fabricantes e varejistas do HVAC-R, que em 2020 ajustaram estratégias para minimizar impacto da covid-19, contam o que fizeram para obter resultados positivos.

Frontalmente atingidos pela pandemia, indústrias e varejistas do mercado do frio rapidamente foram obrigados a se reinventar, ainda em 2020, a fim de pelo menos minimizar as perdas geradas pelo fechamento total ou parcial do comércio.

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Após refazer seus planos, investiram na criação ou ampliação da área de e-commerce, promoveram vendas por delivery (entrega em domicílio) e take away (somente retirada no local). Ainda em abril do ano passado, entre idas e vindas, os estabelecimentos de rua retomaram gradualmente o atendimento de balcão.

Houve até gestores que aproveitaram o momento incomum e ajustaram estratégias mercadológicas. O exemplo mais retumbante dessa adaptação se deu na Eletrofrigor, sediada em Niterói (RJ), que decidiu encerrar as atividades da unidade até então estabelecida na área central de São Gonçalo.

“Tivemos de fazer muitos cortes, mas foi uma decisão estratégica. Apesar de soar como perda, mas esta deliberação nos abriu a possibilidade de ter maior foco nas operações que davam mais retorno”, explica a CEO da empresa, Graciele Davince.

Além de Niterói, a companhia conta com outra unidade em Alcântara, bairro localizado na zona sul de São Gonçalo. “Temos muitos planos em andamento. Em maio vamos inaugurar uma grande e inovadora loja física junto à nossa sede, que vai oferecer uma experiência muito especial para os nossos clientes”, salienta.

Graciele entende que a pandemia reforçou os cuidados com a qualidade do ar e com a manutenção dos equipamentos de refrigeração e climatização, beneficiando todo o setor.

“Conosco não foi diferente, crescemos 50% nos últimos 12 meses. Nossa atividade no e-commerce já estava bem estruturada e foi uma ótima ferramenta para atender à demanda de vendas remotas e com retirada na loja. Além disso, criamos uma estrutura para as vendas por delivery que também funcionou muito bem”, explica a executiva.

Dona de duas unidades no centro da cidade do Rio de Janeiro, a varejista Osmag também precisou reforçar suas atividades comerciais, com a divulgação dos produtos, de forma que incentivasse os clientes a não precisar sair de casa para efetuar as compras.

“Criamos uma logística especial para as nossas entregas, seguindo os protocolos de segurança da OMS”, conta a analista de marketing Flávia Carolina Pires.

Fundada em 2001, a Osmag é focada na comercialização de ar-condicionado, peças e equipamentos para instalação e reposição em refrigeração doméstica e comercial, atendendo clientes de todo o Brasil.

Ao se reinventar durante esta pandemia, a empresa passou também a comercializar produtos voltados à higienização pessoal e incrementou a publicidade em todos dos materiais de higienização próprios para manutenção preventiva.

“Estamos esperançosos que com a vacinação da população as coisas possam voltar à normalidade a partir do segundo semestre de 2021. O nosso setor é essencial e muitas empresas dependem do nosso serviço para continuarem funcionando”, complementa Flávia.

Vendas em alta

Detentora das marcas Midea, Carrier, Springer, Comfee, a Midea Carrier registrou aumento de 252% nas vendas no seu canal de e-commerce em 2020, comparativamente a 2019.

Eletroportáteis, refrigeradores e lavanderia foram as categorias mais comercializadas. Para este ano, a Midea estima crescimento três vezes maior em comparação a 2020.

“Para esse ano, apostamos em refrigeradores, lava-louças e na nossa churrasqueira com tecnologia de luz infravermelha, que não produz fumaça, atributos de inovação ainda raros no País”, afirma o gerente de e-commerce da companhia, Erico Carvalho de Sousa.