Setor HVAC-R discute alinhamento climático rumo à COP 30
Evento da ABRAVA reunirá representantes da Clasp, Senai SP, Carrefour e Rede Atacadão para debater metas de sustentabilidade e transição energética no setor de refrigeração e climatização.
No dia 30 de outubro, a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) realiza o evento “Desafios e Oportunidades para o Setor AVACR rumo à COP 30”, organizado pela Diretoria e pelo Departamento Nacional de Meio Ambiente da entidade. A iniciativa tem como foco o alinhamento do setor de climatização e refrigeração às metas climáticas globais que serão debatidas na COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
A programação contará com palestras e um painel técnico que abordarão temas como resfriamento sustentável, economia circular, eficiência energética, inovação tecnológica e o papel do setor na promoção da saúde, segurança alimentar e desenvolvimento econômico inclusivo.
Entre os palestrantes estão Thiago Pietrobon, diretor de Meio Ambiente da ABRAVA e representante da Ecosuporte; Filipe Colaço, presidente do DN Meio Ambiente e representante da Recigases; e André Oliveira, presidente do DN Ar Condicionado Automotivo e representante da Mastercool.
O painel técnico reunirá Edilaine Camillo (CLASP Brasil), Cíntia Tiemi Kita (Grupo Carrefour Brasil), Carlos Augusto Monteiro de Barros (Atacadão) e Eduardo Macedo (Escola Senai Oscar Rodrigues Alves). As inscrições são abertas e gratuitas.
A ABRAVA tem mantido uma agenda de articulação voltada à COP 30. Recentemente, a entidade enviou uma Carta de Intenções ao Comitê Nacional de Organização da Conferência, manifestando apoio institucional e apresentando propostas de mitigação e transição justa, com foco na contribuição do setor produtivo para a agenda climática.
Segundo Filipe Colaço, o encontro pretende ser um espaço de diálogo entre representantes do setor, autoridades e especialistas, buscando soluções conjuntas para o cumprimento das metas climáticas. Thiago Pietrobon destacou que o evento deve contribuir para consolidar compromissos, definir rotas e alinhar políticas públicas em favor de um futuro sustentável para o setor HVAC-R.









