Senai abre vagas para curso sobre fluidos inflamáveis

Capacitação gratuita integra plano de eliminação de HCFCs e vai treinar 130 profissionais até 2025

A Escola Senai de Toledo, no Paraná, abriu inscrições para novas turmas do curso gratuito “Uso Seguro e Eficiente de Refrigerantes Inflamáveis em Sistemas de Ar-Condicionado Split”. A formação faz parte do Plano Diretor de Gestão para Eliminação de HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A previsão é de que 130 alunos concluam o curso até dezembro de 2025. A primeira turma, com 16 participantes, iniciou as aulas em 22 de maio e deve concluir o treinamento em 1º de julho. Outras nove turmas estão previstas para o restante do ano, segundo Denise Maria Limberger, coordenadora de educação da escola.

O curso tem carga de 40 horas e aborda práticas seguras com fluidos inflamáveis, como o gás propano (R-290). A capacitação é voltada principalmente a técnicos e empresários do setor de refrigeração, com foco na operação de sistemas split que utilizam esse tipo de fluido.

O laboratório da escola passou por adaptações para atender aos requisitos de segurança. Foram instalados novos sistemas de ventilação e exaustão, além de equipamentos e ferramentas específicas, doados pelo PBH. Os ajustes foram conduzidos pela equipe de instrutores do Senai, sob coordenação de Marcelo Hegele, que também ministra o curso. Ele participou do workshop “Formação de Instrutores” da PBH, realizado em abril em Natal (RN), ao lado de Jeykson Jefferson Perin e Nelson Chetevik de Oliveira.

Segundo Hegele, a turma inaugural reúne profissionais com entre 10 e 20 anos de experiência. O instrutor informou que o grupo tem interesse especial na parte prática e relatou que muitas das dúvidas têm surgido em função da presença crescente de aparelhos a R-290 instalados na região.

A motivação para a procura do curso tem origem, em parte, na proximidade com o Paraguai. De acordo com Hegele, nos últimos dois meses, foram instaladas em cidades do oeste do Paraná várias unidades de ar-condicionado a R-290 adquiridas no país vizinho, semelhantes às utilizadas no laboratório do Senai.

A capacitação oferecida em Toledo é uma das cinco previstas pelo PBH em escolas técnicas de diferentes regiões. O objetivo do plano é preparar profissionais para tecnologias de refrigeração com menor impacto ambiental e que não afetam a camada de ozônio.