Rosangela Santos e a humanização das mulheres do setor
Sua trajetória profissional sempre foi carregada de desafios. Atuante no mercado de HVAC-R desde 2016, Rosangela Vieira dos Santos construiu uma carreira pautada pelas conquistas e a valorização das mulheres.
Formada em técnica administrativa pela CAPRERJ – Capacitação de Refrigeristas e Eletricistas no Rio de Janeiro, escola especializada em cursos de refrigeração domiciliar, mecânico de Split System e Inverter, Eletricista Predial e Residencial, atualmente cursando a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves – SP, Rosangela começou a atuar no setor como auxiliar de refrigeração, climatização e rebobinamento de motores na R&R Refrigeração.
“Nesta época, meu maior desafio profissional foi a montagem de uma câmara fria de 55 metros quadrados por um orçamento bem abaixo do valor, porém deu tudo certo. Não me deixei abalar! Segui em frente mesmo diante de tanto preconceito, continuei exercendo meus trabalhos e hoje reconheço todas as conquistas e admiração como profissional, onde anos foi realizada majoritariamente por homens. Nós, mulheres do setor de HVAC-R, depois de um longo tempo, somos reconhecidas e destacadas”, diz Rosangela.
Engajada na luta pelo reconhecimento da força feminina, ela faz parte de grupos atuantes, como o “Elas no AVAC-R”, dando voz na ajuda mútua entre elas e auxiliando outras mulheres através de sua experiência.
“Ao atuar no segmento de HVAC-R, as mulheres também desbravam um mundo que historicamente era exclusividade dos homens. Os movimentos através de grupos atuantes no setor foram de extrema importância por sermos detalhistas, observadoras e guerreiras, além de prestarmos um atendimento humanizado. Este grupo, o ‘Elas no AVAC-R’, fez a diferença na minha vida e nos ajudam com treinamentos, networking, sendo uma porta de entrada para o universo da refrigeração e climatização”.
Profissional, mãe e avó
Aos 45 anos, Rosangela se orgulha da família que construiu. Filha mais nova de quatro irmãos, casada com Robson, e mãe de três filhos: Ianca, Giovanna e Matheus, ela não mede seu contentamento em falar de Isis, sua neta de dois anos, e da gratidão que tem por sua mãe, Dona Rosa.
“A conquista maior é ter minha mãe viva, Dona Rosa, que hoje mora em Maceió (AL). Além da linda família que construí junto com Robson, marido e parceiro que me apresentou a refrigeração e sempre esteve ao meu lado, amo ser mãe, avó, e apaixonada também pelos meus sobrinhos”, conta Rosangela.
Com uma vida bem corrida, ela não abre mão de ir à igreja e nos momentos de lazer, gosta de frequentar cinema, teatro e passeios ao ar livre.
“Compartilho em minhas redes sociais no Facebook, Instagram e Linkedin tanto meus momentos de lazer quanto os profissionais, meus trabalhos em campo e serviços que executo, acredito que seja uma forma de ajudar divulgando informações preciosas para o setor. A todos os profissionais do HVAC-R incentivo a nunca desistirem, pois se fosse fácil, todos conseguiriam”, conclui.