Retrofit comprova eficiência do Forane 427A
À medida que a indústria do frio continua a banir o R-22, devido a pressões regulatórias, o fluido refrigerante Forane 427A provou ser um substituto ambientalmente correto e fácil de usar em sistemas de refrigeração, condicionadores de ar e bombas de calor existentes.
Desenvolvido pela Arkema, o produto oferece capacidade de refrigeração e pressões de trabalho bem próximas às do R-22, dispensando, em muitas instalações, a necessidade de trocar o óleo durante o retrofit.
A Control Air of Southern Nevada, empresa que fornece serviços de reparo, instalação e manutenção de equipamentos residenciais e comerciais leves de ar condicionado na região de Las Vegas, testou o produto em suas próprias instalações, num movimentado centro comercial próximo à cidade.
Em junho de 2015, com temperaturas recordes superiores a 43 °C em dias consecutivos, um sistema de ar condicionado unitário instalado há mais de dez anos exigiu o serviço. À época, Joe Aguinaga, dono da empresa, ouviu falar sobre o fluido refrigerante Forane 427A e quis testá-lo.
Instalada em 2003, a unidade de seis toneladas de refrigeração possuía quatro quilos de R-22 e era usada para esfriar uma sala elétrica. Joe seguiu as instruções de retrofit e evacuou o R-22, verificou se havia vazamentos e reparou um ponto de fuga que foi descoberto.
Ele substituiu o filtro secador e carregou o sistema com Forane 427A, com 95% da carga do R-22. O lubrificante de base mineral não foi trocado porque a unidade é um sistema acoplado, no qual o retorno do óleo não é um problema.
Segundo a Arkema, o desempenho do sistema atendeu às expectativas do cliente, funcionando bem durante pelo menos 11 dias consecutivos de temperaturas acima de 40 °C e uma alta recorde de 46 °C.
Enfim, o fluido refrigerante Forane 427A continuou a trabalhar de forma bem semelhante à do R-22 sob essas condições extremas, enquanto muitos outros substitutos disponíveis no mercado não teriam funcionado, ressalta a indústria química.