O HVAC-R batendo um bolão
Quem foi à Febrava em busca daquelas notícias que tendem a repercutir até a feira seguinte, dois anos depois, certamente não saiu de lá decepcionado.
Seja ao visitar os estandes ou participar das entrevistas coletivas, os jornalistas que cobrem o HVAC-R se deliciaram com informações de fazer inveja aos diários econômicos da chamada grande imprensa.
Um claro exemplo disto foi dado pela Daikin, que convocou um encontro com a mídia especializada para explicar, em detalhes, o que na véspera havia noticiado em destaque o Valor Econômico: “Japonesa Daikin abre fábricas em Manaus e SP”.
Além dos investimentos de R$ 115 milhões realizados até aqui nesse aperto de passo na operação brasileira, iniciado a partir da cidade paulista de Mogi das Cruzes, quem se dispôs a ouvir o que a multinacional teria a dizer, logo após a abertura solene da feira, ficou sabendo bem mais.
Por exemplo, que o estigma de ter no VRV sua marca registrada, em breve será substituído por um portfólio bem mais diversificado também no Brasil, devendo incluir filtros, fluidos refrigerantes e uma gama de condicionares, indo do split hi wall em várias capacidades às centrífugas de até 2.700 TR.
“Queremos marcar nossa atuação como uma empresa de soluções no mercado brasileiro”, resumiria o então vice-presidente executivo de vendas, Luiz Carlos Cabral, dias depois anunciado oficialmente como o novo presidente da empresa no País.
Outro player respeitável da área que achou melhor conversar com os jornalistas logo no primeiro dia de Febrava foi a LG, porém com um foco bem diferente: mostrar que o lado comportamental continuará sendo tão importante quanto o tecnológico em sua abordagem ao mercado.
Prova disso foi ter convocado o Dr. Bactéria em pessoa para explicar os detalhes da campanha Pratique Arterapia: Respire Saúde. “É de extrema importância que as pessoas conheçam os benefícios de manter a qualidade do ar também nos ambientes internos, sobretudo de casa. Para isso, as tecnologias embarcadas nos condiciona
dores de ar, hoje em dia, os tornam ótimos aliados da qualidade de vida, livre das bactérias”, defende o biomédico microbi-ologista Roberto Martins Figueiredo, figura que se notabilizou por falar de bons hábitos de higiene na televisão.
Não por acaso, o estande da empresa mostrava lançamentos como splits inverter equipados com o novo Skincare, recurso para evitar o ressecamento da pele, e também a tecnologia Ion Care, dedicada ao combate às alergias, juntamente com filtros cuidadosamente projetados, inclusive contra vírus e fungos.
Com ares não menos hi-tech, a Samsung exibia um arsenal de novidades, tendo como ponto forte outra mania dos dias de hoje, a conectividade. Essa característica se destaca, por exemplo, em lançamentos da marca como o DVM S (Digital Variable Multi), inverter que além da fácil manutenção, tem suas funcionalidades manuseadas a partir de um computador ou Smartphone com Androide.
“A tendência é trazermos para o segmento de climatização a mesma conectividade que muitos eletrodomésticos de nossa marca já possuem”, assegura o diretor de vendas e marketing da empresa, Adelson Rosenberg Coelho.
O meio ambiente também foi tema bastante abordado nos estandes ligados ao conforto térmico, conforme pôde comprovar quem passou pelo estande da Electrolux, onde um dos destaques era o split movido a energia solar. Isso mesmo, o ‘Astro Rei’ utilizado para amenizar os efeitos de sua própria atividade.
De acordo com gerente de novos negócios da empresa, Rubens Domene, a novidade deve estar no mercado no ano que vem, alternando a captação dos raios solares , por meio de um painel, à utilização de bateria, sempre que necessário.
Preocupação semelhante mostrava a Komeco, ao expor aquecedores de água a gás da linha ECO, que garantem 100% de eficiência ao reduzir o desperdício de combustível, bem como a emissão de poluentes como CO, CO² e o Nox.
Mas quente mesmo estavam as coisas no estande da Midea Carrier, onde o orgulho da marca por totalizar mais de 10 mil toneladas de refrigeração instaladas nas novas arenas da Copa (a maior presença do segmento, segundo a empresa) se via logo na entrada, com belas moças vestindo uniforme da seleção brasileira, e uma autêntica artista monopolizando as atenções naquela área do pavilhão, ao dar um show de embaixadinhas.
A bola também não baixava do lado de dentro, em meio a equipamentos como os resfriadores de líquidos Carrier AquaForce (baixo custo operacional e menor área de instalação) e Carrier Evergreen (alta eficiência energética), assim como o Midea MDV 4+, VRF central para grandes comércios.