Nasa pesquisa sistema de refrigeração espacial

A Agência Aeroespacial dos EUA (Nasa, na sigla em inglês) está pesquisando novos métodos de transferência de calor para resfriar a espaçonave que será utilizada em futuras missões de exploração da Lua e de Marte. 

Publicidade

Segundo os cientistas envolvidos, essas viagens exigirão enormes quantidades de energia elétrica e hardware para apoiar os astronautas e impulsionar novas tecnologias.

A quantidade de calor criada por este aumento de demanda de energia precisa ser removida para que todos os sistemas da espaçonave funcionem, explicam.

A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma instalação integrada de ebulição/condensação em fluxo de duas fases que será lançada na Estação Espacial Internacional (ISS) este mês.

“Como a mistura de líquido/vapor e interface se comportam de maneira diferente no espaço, os cientistas estudam como a ebulição e a condensação mudam na microgravidade e obtemos os dados fornecidos para aplicar o que aprendemos para o projeto de sistemas de transferência de calor futuros”, diz a engenheira Nancy Hall.

Hall é o gerente de projeto do Flow Boiling and Condensation Experiment, ou FBCE, que será lançado na ISS a bordo da Northrop Grumman’s Cygnus na 16ª missão comercial de serviços de reabastecimento da empresa para a Nasa.

Construído e testado na Nasa, o FBCE conduzirá uma variedade de experimentos na estação espacial para investigar o fluxo de ebulição e condensação em condições de microgravidade.

Os engenheiros Jeff Mackey e Monica Guzik inspecionando aparelho de refrigeração desenvolvido na Nasa