Indústria prevê crescimento em 2013

O fraco desempenho da economia brasileira em 2012 não deverá se repetir este ano. Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a economia e a produção industrial devem crescer 3% em 2013.

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No ano passado, a taxa básica de juros (Selic) chegou a 7,25%, o menor patamar da história. O governo administrou o câmbio de acordo com os anseios do setor produtivo – na faixa de R$ 2 – e elaborou projeto visando o fim da guerra dos portos – mecanismo usado por diversos estados brasileiros para conceder incentivos fiscais a produtos importados.

Na avaliação da entidade, essas e outras ações deixaram os empresários mais esperançosos com relação à atividade manufatureira este ano. A redução da tarifa de eletricidade também anima a indústria.

“A somatória desses pontos todos leva a tempos melhores”, afirma o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Mais otimista ainda que os industriais, o economista Eduardo Gianetti da Fonseca diz que o PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer entre 3,5% e 4% este ano.

O especialista, entretanto, lembra que os baixos índices de formação bruta de capital fixo e de capital humano continuarão impedindo o desenvolvimento mais acelerado do Brasil.

“Além da infraestrutura e da logística precárias, 38% dos egressos das nossas universidades são analfabetos funcionais”, ressalta.

Confira, a seguir, as expectativas para 2013 dos empresários, executivos e gestores do HVAC-R brasileiro ouvidos pela Revista do Frio:

“Nossas vendas podem ter um desempenho um pouco acima dos percentuais de crescimento previstos para o PIB este ano. O grande impulsionador da economia será o consumo interno, que segue em expansão e tem um potencial enorme para aumentar, pois a renda média do brasileiro continua crescendo, o nível de emprego formal é alto e os consumidores mantêm a confiança. Aliado a isso, o País está passando por um processo de desenvolvimento que exigirá investimentos significativos em infraestrutura e modernização industrial. E tudo isso tem efeito direto e consistente sobre a economia e as vendas de nossos produtos.”

Rafael Lozovey Junior, diretor regional para América do Sul e Central da Armacell

“Nossa expectativa é de uma melhora no quadro econômico externo, incentivos fiscais internos para a indústria metalúrgica e uma política de importação mais criteriosa. Para 2013, nossas metas são alcançar os níveis de vendas realizados em 2011 e apresentar ao mercado novos compressores e unidades condensadoras.”

Eduardo Almeida, gerente industrial e de marketing da Bitzer Compressores

“O ano de 2013 será muito importante em nossa história, pois vamos apresentar mais inovações e devemos alcançar a liderança no mercado de VRV. Também esperamos medidas governamentais que estimulem o desenvolvimento de novas tecnologias e fortaleça a produção nacional, uma vez que nossa maior ambição é construir aqui no Brasil a mais moderna planta de manufatura de condicionadores de ar do mundo.

Robson Previatti, gerente de produtos e marketing da Daikin McQuay

“Estamos prevendo uma retomada gradual da indústria em 2013, o que nos fará retornar ao ritmo de crescimento dos anos passados. No HVAC-R, os investimentos devem continuar em expansão, devido à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos. Para tanto, estamos reforçando nossa estrutura interna para atender essa demanda.”

Carlos Barbosa Navarro, gerente de vendas de HVAC-R da Danfoss para a América Latina

“A demanda que ficou represada no primeiro semestre de 2012 vai aparecer este ano. Além disso, muitas obras estão em construção e com finalização prevista para 2013. Na minha opinião, este ano será excelente.”

Marcelo Marx, diretor geral da Deltafrio

“A necessidade de substituição de fluidos que degradam a camada de ozônio, sobretudo o R-22, determinada pelo Protocolo de Montreal, deverá interferir diretamente, de maneira favorável, no mercado de refrigerantes alternativos aos HCFCs. Portanto, nossos esforços serão direcionados a obter mais um ciclo de crescimento para as linhas Isceon e Suva.”

Maurício Pinheiro Xavier, gerente de negócios da DuPont

“Temos certeza de que 2013 será melhor, vamos manter nossa constante de crescimento, pois novamente teremos grandes feiras do setor aqui e no exterior, onde também estaremos presentes: AHR Expo (EUA), The Big 5 (Arábia Saudita), China Refrigeration (China), Siraa (Argentina) e Febrava.”

Antonio Gobbi, diretor da Full Gauge Controls

“Este deverá ser um ano de economia mais aquecida e, como estamos planejando diversos lançamentos para inúmeros setores, prevemos um crescimento de 15% para os nossos negócios.”

Anderson de Araújo Fernandes, gerente comercial e de marketing da Harris

“Temos ótimas expectativas para 2013. Vamos continuar com a ampliação do nosso portfólio de produtos e teremos grandes lançamentos ao longo deste ano. Também temos a intenção de acelerar a estratégia comercial em alguns segmentos, com a contratação de profissionais e mais investimentos de capital. Planejamos ainda um aumento no orçamento de marketing voltado para alguns segmentos específicos, para ampliar a divulgação de nossa marca.”

João Eduardo Navarro de Andrade, presidente da Heatcraft do Brasil

“Esperamos que neste novo ano continuemos a realizar projetos inovadores e únicos, solidificando nossos produtos nos vários setores que atendemos. A ideia é continuar a investir em tendências de mercado, como as tecnologias verdes, e nacionalizar produtos e conceitos internacionais.”

Márcio Tosi, sócio-diretor da Indústrias Tosi

“Continuaremos a buscar a consolidação da marca no setor pela tecnologia e qualidade de nossos produtos, visando fornecer itens que atendam as expectativas dos parceiros de negócios e, principalmente, os nossos consumidores. Temos como metas aumentar nossa participação no mercado brasileiro de forma sustentável, tendo como foco a linha Inverter. Com o objetivo de ser a empresa número um em tecnologia verde da indústria de eletrônicos até 2018, ano do centenário da companhia, já aplicamos na fabricação dos nossos produtos tecnologias sustentáveis que contribuem para melhores estilos de vida.”

Luciano Valio, gerente de produto da Panasonic

“Nossa expectativa é de um crescimento discreto no início do ano, a exemplo do ocorrido em 2012. Cada vez mais, porém, vamos consolidar as parcerias com o nosso fornecedor de espuma elastomérica – a italiana L’Isolante K-Flex – e os nossos clientes, junto aos quais continuaremos a desenvolver eventos que nos aproximem cada vez mais dos aplicadores, a fim de disseminarmos o conhecimento sobre a qualidade de nossos materiais.”

John van Mullem, presidente da Polipex

“Durante 2012, ganhamos competitividade com a internacionalização da nossa empresa, formando parcerias para a importação de matérias-primas de alta qualidade e investindo em equipamentos com as mais avançadas tecnologias. Por isso, nossas expectativas são crescer 20% em 2013 e continuar consolidando nossa marca para o segmento de refrigeração comercial.”

Edilene Marchi Kniess, gerente comercial da Rohden Vidros

“Esperamos manter o ritmo de crescimento alcançado nos últimos anos e inaugurar nosso centro logístico. Nosso objetivo é agilizar a entrega dos pedidos e continuar quebrando paradigmas, fornecendo ao mercado produtos e novas ideias.”

Rafael Munhoz, diretor industrial da Sictell