HVAC-R celebra Dia Mundial da Refrigeração

A primeira efeméride anual do setor de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração está sendo celebrada hoje (26). Segundo seus idealizadores, o Dia Mundial da Refrigeração foi lançado para aumentar a conscientização da comunidade internacional sobre o papel do HVAC-R em toda a sociedade.

Publicidade

O consultor britânico Stephen Gill, que liderou a campanha global para implantar a comemoração nos últimos anos, diz que “agora temos realmente uma oportunidade coletiva para ajudar a elevar o perfil de nossa indústria e o que ela faz para a vida moderna”.

“As tecnologias e aplicações de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor surgiram a partir da necessidade humana por alimentos, conforto e processos térmicos. Essa é uma história que remonta a séculos, porém, para aqueles que trabalham nessa indústria, ainda é uma frustração de longa data não receber o devido reconhecimento”, destaca.

Para celebrar o Dia Mundial da Refrigeração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informou que suas 147 unidades nacionais da divisão OzonAction estão promovendo seminários, workshops, treinamentos e competições para profissionais do setor e usuários finais de sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Além da agência de meio ambiente da ONU, associações empresariais e profissionais sediadas nos EUA, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Austrália, África, Oriente Médio e em toda a Europa declararam apoio formal à data.

O presidente do Instituto Internacional de Refrigeração com Amônia (IIAR, em inglês), Dave Rule, ressalta: “A refrigeração é parte integrante de nossas vidas em todo o mundo. Suas aplicações ajudam a melhorar nossa saúde e conforto, a fornecer novos medicamentos e garantir que nosso suprimento de alimentos esteja seguro e fresco.”

“A refrigeração é um componente importante de uma sociedade segura e saudável. Ela mantém seguros os remédios e suprimentos de alimentos e permite sua distribuição em qualquer localidade”, reforça o presidente e CEO do Instituto de Refrigeração, Aquecimento e Ar Condicionado dos EUA (AHRI), Stephen Yurek.