Honeywell pesquisa substituto de longo prazo para o R-410A
Após o anúncio acerca do desenvolvimento do R-466A, uma alternativa de baixo impacto climático para o R-410A, a Honeywell revelou que está trabalhando num outro substituto não inflamável com um potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) ainda menor.
Durante a última conferência europeia sobre tecnologias de refrigeração e ar condicionado em Milão, Jean de Bernardi, gerente técnico da indústria química norte-americana na Europa, falou sobre os resultados dos testes de desempenho usando o R-466A e o novo fluido refrigerante em desenvolvimento em uma bomba de calor residencial.
Ensaios sobre seu desempenho teórico mostraram que o gás em desenvolvimento, inicialmente denominado HDR147, pode ter uma eficiência 2% maior que a do R-410A, informou Bernardi.
- Full Gauge certifica controladores para uso com refrigerantes inflamáveis
- Eletrofrio lança sistema frigorífico com R-290 na Apas Show
- Chemours recebe prêmio de inovação por parceria com Air Liquide
A Honeywell despertou enorme interesse dos fabricantes de equipamentos no ano passado quando anunciou o lançamento do R-466A, uma mistura de R-32, R-125 e um novo componente, o trifluoroiodometano (CF3I). Além de ser atóxico e não inflamável (A1), o seu GWP é de cerca de 733, uma redução considerável em relação ao GWP do R-410A.
O HDR147 ainda está para ser avaliado pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae), mas dizem que ele tem um GWP de cerca de 400, sendo um potencial substituto de longo prazo para o R-410A em novos equipamentos.
Assim como o R-466A, o HDR147 possui CF3I em sua fórmula, mas seus outros componentes não foram revelados.