Editorial – Em campo aberto
O anúncio feito pelo presidente Donald Trump no dia 9 de julho, sobre a possível imposição de uma tarifa de 50% a produtos brasileiros importados pelos EUA, trouxe incertezas ao comércio bilateral. No setor de HVAC-R, a medida comprometeria eficiência e previsibilidade em um momento de retomada gradual das exportações.
É fato que os EUA ocupam posição relevante entre os destinos dos produtos brasileiros, especialmente de equipamentos de maior valor agregado, como chillers e compressores. Mas vale lembrar que a China lidera com folga esse mercado.
Enquanto aguardamos os desdobramentos dessa possível medida, seguimos atentos às transformações internas do setor. Esta edição destaca os desafios na implementação da ABNT NBR 17037, que exige um novo olhar sobre a Qualidade do Ar Interior. Apresentamos também os cuidados técnicos na adoção dos refrigerantes A2L e os impactos sobre responsabilidade técnica. E, com orgulho, celebramos os ganhadores do Troféu Oswaldo Moreira, símbolo do mérito e da dedicação no nosso mercado.
O momento exige cautela. Vamos apostar na nossa capacidade diplomática de dialogar sem se submeter, negociar sem ceder princípios. Que a boa relação de mais de 200 anos com os Estados Unidos pese na hora da decisão.