Dow obtém certificação de sustentabilidade para fábricas no Brasil
A Dow obteve a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) para suas fábricas brasileiras de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis e soda cáustica em Aratu (BA) e Guarujá (SP), respectivamente, tornando-se as primeiras unidades na América Latina a conquistarem esse reconhecimento.
A certificação ISCC PLUS valida o processo implementado pela Dow nessas instalações, que substitui materiais e energia de origem fóssil por matérias-primas alternativas e fontes de energia renovável. A obtenção do certificado seguiu uma auditoria externa conduzida por uma empresa independente.
Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, destaca: “Nossa missão em sustentabilidade visa oferecer soluções que reduzam as emissões de carbono e o consumo de recursos, impulsionando a circularidade e agregando valor aos nossos clientes e à sociedade. A certificação ISCC PLUS acelera esse compromisso, alinhando nossas ações e estratégias globais com as demandas locais.”
O ISCC PLUS é uma certificação internacional que assegura cadeias de suprimentos rastreáveis e sustentáveis em termos ambientais, sociais e econômicos, abrangendo matérias-primas biológicas, como produtos agrícolas, e matérias-primas circulares, como resíduos e reciclados.
Na Dow, a qualificação foi alcançada por meio do balanço de massa, uma técnica que comprova o uso de matérias-primas alternativas e renováveis em escala no setor químico. Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos, afirma: “A certificação ISCC PLUS é um avanço significativo rumo a produtos mais sustentáveis para os mercados finais na América Latina, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade.”
A conquista do ISCC PLUS faz parte do compromisso da Dow em certificar todas as suas instalações do Negócio de Poliuretanos, que incluem a produção de vinil de cloro-álcali, óxido de propileno e propilenoglicol em todo o mundo. Mais de dez plantas do Negócio já receberam a certificação, incluindo instalações nos EUA e na Europa.
As unidades certificadas com a ISCC PLUS são responsáveis pela produção de tecnologias destinadas a diversos mercados, como automotivo, construção, consumo, alimentício, fragrâncias, farmacêutico, papel e celulose, cuidados domésticos e industrial.