Estação Espacial Internacional ganha geladeiras
A Universidade de Colorado, nos EUA, e a empresa BioServe Space Technologies desenvolveram o FRIDGE (de Freezer Refrigerator Incubator Device for Galley and Experimentation), um refrigerador com as dimensões de um micro-ondas e que já está na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
As duas unidades enviadas na nave Cygnus NG-14 destinam-se a preservar alimentos perecíveis – tanto enviados a partir da Terra, como os produzidos a bordo da estação – e também medicamentos. No entanto, a Nasa encomendou mais seis unidades que servirão para manter materiais de teste sensíveis às diferenças de temperatura.
Eles serão instalados na ISS durante as próximas semanas pelos astronautas. Sobre as unidades em si, elas possuem capacidade de pouco mais de 24 litros, sua temperatura pode ser mantida de -20 graus Celsius a +48 graus Celsius, suportam monitoramento automático de status 24 horas por dia, 7 dias por semana, com supervisão de operadores humanos, e oferecem acesso quase em tempo real aos dados operacionais e aos comandos.
Sobre o FRIDGE, o pesquisador Robby Aaron, um estudante de mestrado aeroespacial que trabalha no projeto dele, diz que “o equipamento não tem peças rotativas, nem ventiladores, o que é realmente ótimo para a confiabilidade”, explica .
“Uma geladeira normal na Terra também é quente na parte de trás. Não podemos ter isso no espaço. O ar quente não sobe na microgravidade; ele fica parado e pode fazer com que as coisas superaqueçam, então você deve se livrar do calor de outra maneira. A ISS tem um sistema de resfriamento líquido que será aproveitado para dissipar o calor gerado e manter o sistema frio”.