FEBRAVA 2013
Lançamentos de soluções inovadoras, palestras técnicas com grandes nomes do setor e um clima especial de confraternização e competitividade entre as principais empresas de climatização, refrigeração, ventilação e aquecimento prometem chacoalhar os 29 mil metros quadrados do Centro de Exposições Imigrantes, por onde circularão 30 mil visitantes, entre os dias 17 e 20 de setembro, na capital paulista.
É a 18ª Febrava, que novamente vem com força total para mostrar a pujança do HVAC-R brasileiro, cujo crescimento estimado é de 8% neste ano, devendo ultrapassar os R$ 29 bilhões em faturamento.
Por tudo isso, a expectativa é de que o maior evento bienal destes quatro segmentos no País, organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abrava, supere em 30% a edição anterior, realizada em 2011, ao exibir mais de 550 marcas de cerca de 250 expositores nacionais e internacionais.
O otimismo é compartilhado por alguns dos principais players do setor que, no geral, não enxergam no baixo crescimento do PIB brasileiro um fator significativamente negativo para a expansão de seus negócios.
“Apesar de a economia brasileira estar em um dos momentos mais complicados da era Real, nossa empresa atravessa um bom momento comercial. Tivemos um crescimento econômico de mais de 30% no primeiro semestre e esta Febrava vem como mais uma importante ferramenta para que possamos atingir nossa meta de crescimento para este ano, que é de 40%”, projeta Ricardo Facuri, diretor técnico comercial da Traydus climatização.
Panorama igualmente positivo é vivido na Elgin, indústria 100% nacional que faz projeções altamente positivas em relação ao desempenho do segmento de ar condicionado nestes anos que antecedem a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“Hoje, principalmente o mercado residencial, tem uma curva ascendente de demanda. Basta olharmos para os últimos cinco anos e ver que o crescimento dessa categoria chegou a mais de 230%. Por isso, apesar da instabilidade econômica com os últimos aumentos da taxa do dólar que impactam diretamente nos custos de ar-condicionado, estamos com uma expectativa muito positiva”, pontua Andrea Denise de Lima, gerente de produto da empresa.
Outro gigante do HVAC-R mundial, a Parker avalia uma série de motivos para investir no País e também prevê uma forte participação da Feira para o sucesso de seus planos.
“A nossa expectativa está baseada em um estudo profundo que fazemos anualmente no mundo todo e, neste caso, o Brasil, além de vários eventos nos próximos 12 meses, está investindo no pré-sal e na sustentabilidade do planeta”, observa Carlos Henrique Costa da Silva, supervisor de vendas e marketing da empresa.
EVENTOS PARALELOS
Simultaneamente à presença dos expositores, a Febrava terá a décima terceira edição do Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, que deve receber 1.500 pessoas em suas cerca de 50 palestras, incluindo três mesas redondas.
Destaque também terão as ilhas temáticas dedicadas a Meio Ambiente, Salas Limpas-SBCC e profissionalizante SENAI, por exemplo, além dos tradicionais Selo Destaque Inovação e o Encontro Nacional de Projetistas e Consultores, cuja repercussão completa estará nas páginas da edição de outubro da Revista do Frio.