Conservar bem o vinho já não basta
Os quase dois litros de vinho, consumidos anualmente em média pelo brasileiro, devem aumentar em mais de 30% nos próximos três anos. A previsão é do IBRAVIN, instituto que congrega produtores de uva, cooperativas, vinícolas e o governo do Rio Grande do Sul, Estado responsável por 90% da produção nacional do setor.
Projeções assim deixam claro o quanto este segmento ainda tende a gerar bons negócios para os fabricantes de adegas climatizadas, embora hoje o aspecto qualitativo seja o que mais chama a atenção dessas empresas, face à exigência crescente do consumidor na hora de escolher o modelo ideal para as suas necessidades.
“A grande lição para quem lida diretamente com o produto é que, este ano, o brasileiro está se mostrando mais crítico, bem informado, absorvendo a tendência mundial de não querer a adega por si só, e sim uma solução que agregue experiência de consumo”, constata o diretor de marketing da Midea Carrier, Henrique Mascarenhas.
Essa mudança de perfil tem sido gradativa, na visão do gerente de produto da Electrolux, Fabio Machado, para quem o pequeno nicho antes existente nas classes A e B tem crescido visivelmente nestas mesmas fatias do mercado.”São desde colecionadores antigos até pessoas que estão começando na arte de degustar o produto”, acrescenta o engenheiro.
Mas ele concorda que já não é suficiente oferecer o básico neste segmento, realidade à qual atribui os esforços de empresas como a sua para oferecer modelos cada vez mais diferenciados, capazes de acompanhar toda essa diversidade no universo de usuários.
“Encontramos produtos que comportam oito garrafas atendendo a qualquer tipo de espaço e consumo, outros mais sofisticados com áreas independentes para armazenamento de diferentes tipos de vinhos, até produtos com mais de 40 garrafas para colecionadores ou aqueles com um alto consumo da bebida no dia a dia”, define.
Na Art Des Caves, empresa que além das adegas convencionais também desenvolve projetos sob medida, e afirma possuir a maior linha do gênero em todo o mundo, certas peculiaridades do mercado têm motivado o investimento crescente no desenvolvimento de novos produtos.
O objetivo, de acordo com o responsável pelo marketing da empresa, William Tsuji, é oferecer não apenas funcionalidades inovadoras aos clientes, mas também produtos que se demonstrem aptos a valorizar os diferentes espaços, ao acompanhar as tendências mundiais em design.
Toda essa efervescência, vivida no momento pelas adegas climatizadas no Brasil, o sócio e diretor comercial da Novacave também atribui à maior divulgação da bebida país afora.
“Embora ainda sejamos uma empresa jovem, contando apenas 3 anos e meio de vida, temos crescido numa média de 20% ao ano”, assegura Angelo Oliveira, atribuindo tal evolução ao posicionamento assumido perante o mercado
Show-room
Diante de um segmento tão vigoroso e ascendente, nada mais apropriado do que arregaçar as mangas para desenvolver produtos com o potencial de realmente chamar a atenção nas vitrines.
E foi justamente isso que fez a Art des Caves ao lançar, recentemente, as novas cores da linha Sophistiqué Colors. Inspirados na tendência apresentada durante a 52° edição do Salão Internacional do Móvel, em Milão, os modelos de 40, DUAL e 70 garrafas agora também estão disponíveis nas tonalidades azul cobalto, verde vinha e amarelo sunflower.
Os atrativos da nova família incluem baixo consumo de energia e um sistema interno de iluminação LED´s, com baixa emissão de luz ultravioleta e calor. O painel da adega, por sua vez, agrega um visor de cristal líquido retro-iluminado que permite, mediante um leve toque, regular a temperatura ideal para cada tipo de vinho. Possui também alarmes de porta aberta, assim como gavetas corrediças com frentes cromadas.
Soma-se a tais características o compressor inteligente, atributo comum a todo o portfólio da empresa, e que além de minimizar vibrações, pode proporcionar uma economia energética de até 35% .
A Electrolux não deixa por menos e aponta como carro-chefe de seus lançamentos o modelo ACS12, que une desenho compacto e sofisticação para comportar com estilo até uma dúzia de garrafas, agregando ainda recursos como o painel Touch Control. Já a sua iluminação, na cor branca, permite o ajuste preciso da temperatura interna sem a necessidade de abertura da porta.
Além de emitir baixo nível de ruído, a adega tem luz interna de LED, o que traz mais economia de energia e facilita a visualização dos vinhos, conforme garante a indústria de origem sueca, cuja sede brasileira fica em Curitiba.
Outro diferencial é a função Trava Painel, que impede alterações de configuração indesejadas e mantém a temperatura ideal para o armazenamento do vinho.
Propriedade semelhante também é destaque da nova Midea Magno para 29 garrafas, cujo Sistema Duplex permite armazenar vinhos em dois compartimentos distintos, cada qual programado para a temperatura ideal, de acordo com a variedade da bebida em seu interior.
Possui ainda design Touch Screen, iluminação interna em LED, prateleiras cromadas, puxador embutido, pés nivelados, sistema de autodiagnóstico e trava de painel, que garante maior segurança ao consumidor.
A Novacave, por sua vez, tem como foco de atuação modelos padronizados com capacidades entre 50 e 400 garrafas, assim como projetos sob encomenda, que podem variar desde um mini aparelho, para 10 garrafas, até uma Climatização de Ambientes para 5.000 unidades, por exemplo.
Na mesma linha de suas concorrentes, afirma não vir medindo esforços para conciliar qualidade e capacidade de armazenamento a um custo final atraente.
Diretrizes assim fazem da Absolute o principal destaque em seu show-room, uma linha cujos pontos fortes incluem mais de 40 variações de acabamento e a opcional Multi Zone, ou seja, num mesmo produto podem coexistir até três temperaturas distintas para vinhos tintos, brancos e espumantes.
Por essas e outras, fica mais do que evidente: as adegas climatizadas ainda prometem dias melhores ainda aos seus players e, claro, para um consumidor brasileiro ao qual a cervejinha nossa de cada dia já não é o bastante.