Surto de legionella em Portugal faz dois mortos e 29 casos identificados

As duas vítimas são uma mulher de 70 anos e um homem de 77.

O surto de ‘legionella’ em Lisboa/Portugal fez já dois mortos, anunciou esta segunda-feira(6) a diretora-geral da Saúde Graça Freitas. Há 29 casos identificados.

As duas vítimas mortais são uma mulher de 70 anos que estava internada no Hospital de Santa Maria e um homem de 77 que estava a receber tratamento num hospital privado. Ambos estavam em unidades de cuidados intensivos e sofriam de outras doenças.

“Fazendo as contas e sabendo nós que a data de início de sintomas mais precoce foi dia 27 de outubro, recuando dez dias, dá dia 17, portanto terá sido nesse intervalo que alguma coisa se terá passado”, explicou ainda, acrescentando que foram analisados 11 pontos diferentes de água em toda a rede do hospital. “Neste momento estão ser feitas vistorias exaustivas a todos os sistemas do hospital”.

Segundo a diretora-geral, os dados epidemiológicos indicam que o surto está na fase descendente.

A origem do surto foi identificada na rede de água do hospital São Francisco Xavier, que já foi submetida a intervenções – choque térmico e choque químico – para eliminar a bactéria ‘Legionella pneumophila’, que provoca uma infeção respiratória conhecida como Doença do Legionário.

 

Fonte: DN – Diário de Notícias de Portugal

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar