Supermercado brasileiro substitui R-404A por Opteon XP40

Superfrio é a primeira empresa da América Latina a aplicar no varejo o fluido refrigerante de baixo impacto climático desenvolvido pela Chemours

Sediada em Jundiaí (SP), a Superfrio se tornou recentemente a primeira empresa da América Latina a realizar um processo de retrofit do fluido refrigerante R-404A em um supermercado na cidade de São Paulo usando o Opteon XP40 (R-449A), substância de baixo impacto climático desenvolvida pela Chemours.

Especializada em soluções de refrigeração para o varejo, a companhia fez a troca durante a madrugada, com suporte técnico da Chemours e da equipe de manutenção do estabelecimento, e precisou apenas realizar ajustes em válvulas de expansão termostáticas e na configuração das válvulas de expansão eletrônica, sem a necessidade de troca de óleo ou de vedações.

Para a substituição, foram necessários dois procedimentos – um na seção de resfriados e outro na de congelados – durando poucas horas cada. Como foram realizados durante a madrugada, não houve a necessidade de interrupção da operação da loja.

Na seção de produtos resfriados (média temperatura), o Opteon XP40 foi aplicado em um sistema de refrigeração de expansão indireta (em cascata com glicol) e, em dias com temperaturas ambiente semelhantes, a economia de energia chegou a 9,5%. Na seção de congelados, o refrigerante foi aplicado em expansão direta, e a redução atingiu 4,7%.

A economia média total para a loja foi de 8,3%, o que significa que, em um ano, economiza-se em kW o equivalente a um mês de funcionamento da loja toda.

“A economia gerada pela melhoria da eficiência energética da loja é maior que o custo feito para a troca de fluido refrigerante. O investimento para substituição é feito apenas uma vez, mas os ganhos gerados pela economia de energia se perpetuam,” explica Renato Cesquini, gerente de negócios da Chemours no Brasil.

“O retrofit faz parte de um caminho de maior consciência ambiental. Estar na vanguarda em qualquer segmento é muito importante para qualquer empresa, e ainda mais quando nos referimos à sustentabilidade”, afirma Alexandre Bastos, diretor-geral da Superfrio, também especializada na prestação de serviços de assistência técnica, manutenção preventiva, corretiva, projetos, vendas e planejamento de novas obras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar